Guararema é Município de Interesse Turístico

A partir de agora, o município terá acesso aos recursos do Fundo de Melhorias das Estâncias

Cidades Política Em 31/05/2017 22:34:11

Assessoria de Imprensa Dep. André do Prado

 

Agora é oficial: Guararema é um município de Interesse Turístico. Em solenidade na Assembleia Legislativa, o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que concede a cidade este título.

Guararema está entre as 20 primeiras cidades a se tornar de Interesse Turístico, cujos projetos foram aprovados pelos deputados estaduais. A partir de agora, o município terá acesso aos recursos do Fundo de Melhorias das Estâncias, que poderá ser empregado em infraestrutura e no desenvolvimento de programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

Participaram do ato o prefeito Adriano Leite, o vice-prefeito, Dirceu Granato; os vereadores:Alcídio Mariano, Antonio Carlos Borges, Eduardo Moreira, André Costa, Egilson Moreira, Júnior da Casa da Ração, Zezão do Porto; os secretários municipais: Sidnei Gordo (Assistência Social), Irineu Cláudio (Governo) Fernando Moura  (Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura).

O deputado André do Prado classificou como um dia histórico. “Há muitos anos, a cidade pleiteava ser uma Estância, agora, isso está cada vez mais perto. Como Município de Interesse Turístico, Guararema ficará ainda mais conhecida e será divulgada em várias regiões do Estado, ampliando o volume de visitação”, argumentou.

Para o parlamentar, a cidade tem plenas condições de ser, futuramente, uma Estância Turística. “É uma grande conquista este dia e tenho certeza que este título será fundamental para a cidade, porque ganhará recebendo investimentos específicos para fomentar e ampliar seus pontos de visitação”, disse André do Prado.

O prefeito Adriano Leite, presente a solenidade de sanção da Lei, também destacou a diferença que este título trará ao município. “É a certificação oficial do Estado que a cidade tem total condição de atrair visitantes e recebê-los. Além disso, é o reconhecimento oficial, uma vez que o turismo já é um fator econômico importante para o município”, completa.

O deputado André do Prado foi o autor do projeto de Lei que iniciou os tramites para que o município pudesse pleitear o título junto ao Governo do Estado. Desde quando era vereador, em 1997, o parlamentar trabalhou para que a cidade se transformasse em uma Estância Turística. “Mas quis o destino que, 20 anos depois, eu como deputado estadual tivesse a oportunidade de apresentar o projeto e conseguir aprová-lo. É um dia que justo e merecido reconhecimento à cidade”, argumenta.

Por mês, Guararema recebe 12 a 16t mil turistas que vão a cidade para conhecer a Pedra Montada; o bairro de Luis Carlos e fazer o passeio de Maria Fumaça até o centro da cidade; assistir filmes no cinema; a Ilha Grande; o Parque de Lazer “Profa Deoclésia de Almeida Melo, onde fica o Centro Artesanal; participar do Festival de Cinema e Meio Ambiente; as decorações natalinas do projeto Cidade Natal; visitar as Igrejas de Nossa Senhora da Escada e de São Longuinho, o único do Brasil, entre outros. 

Cabe ressaltar que, somente em dezembro quando acontece o projeto “Cidade Natal”, Guararema já registrou a passagem de 500 mil turistas.

Para conseguir se tornar de Interesse Turístico, o município atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Lei 1.261 de abril de 2015 estabelece condições e requisitos específicos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, como: a elaboração de um Plano Diretor de Turismo, a ativação do Conselho de Turismo, levantamento dos potenciais de visitação da cidade, entre outros.