Guararema celebra Festa de São Longuinho

Milhares de fiéis celebraram a décima edição da festa em homenagem ao Santo que “encontra” objetos perdidos

Cultura Em 16/03/2013 13:01:20

A tradicional Festa de São Longuinho atraiu cerca de oito mil visitantes em Guararema, no último final de semana. O evento dedicado ao Santo conhecido por encontrar objetos em troca de três pulinhos, teve sua 10ª edição na cidade e aconteceu na Freguesia da Escada, local onde há a Igreja Nossa Senhora da Escada, a única do Brasil que abriga a imagem de São Longuinho.

Ao todo a organização da festa registrou 36 ônibus vindos de diferentes Estados do Brasil. Durante os quatro dias de atividades religiosas, o público participou de missas, procissões, além da tradicional quermesse.  A música sertaneja, das duplas: Léo Matos & Araújo e Willian & Thyago, agitaram a festa dos fiéis, que puderam também participar do bingo e desfrutar da galinhada servida no domingo.

As atividades começaram no último dia 7, com o levantamento do mastro e seguiu até domingo, 10, com a missa campal celebrada pelo padre Adalberto Soares. Foram disponibilizadas pela prefeitura de Guararema: 15 tendas para alimentação, palco iluminado, limpeza e segurança, realizada por agentes municipais.

De acordo com João Augusto da Silva, o Figueiredo, um dos responsáveis pela organização da comemoração, a Festa de São Longuinho cresce a cada ano: “Nós servimos para os romeiros café com pão gratuitamente. Três mil pratos de galinhada foram oferecidos. As comunidades e pastorais vendiam lanches, bolos e doces, sorvetes, refrigerante, sucos, pasteis e artigos religiosos”, disse.

No próximo ano, a Comunidade de Nossa Senhora da Escada, organizadora do evento em parceria com a prefeitura, pretende repetir os resultados positivos.