Grupo de jovens cria Robô Educativo para crianças

Aluno de Igaratá participa de desenvolvimento de robô para crianças

Educação Em 10/11/2017 19:12:41

Na quarta feira (1/10) um grupo de estudantes da região de São José dos Campos, Igaratá e Caçapava, lançou como seu trabalho de conclusão de curso de engenharia mecatrônica, um robô que promete desenvolver o raciocínio de crianças a partir dos quatro anos.

O pequeno robozinho, chamado Sirius, pode ser controlado por uma caixa de comandos, além de um aplicativo para dispositivos Android. A criança decide o que o robô deve fazer por meio de peçinhas interativas que permitem o desempenho de várias tarefas: desde um comando simples para que os olhos do robô se movam, até percorrer um extenso labirinto que os pais podem montar para a criança descobrir como tirar o Sirius dele.

O grupo de estudantes é formado por jovens de 18 a 21 anos: Carlos, Iury, Igor, Ticiane, Felipe, Leonardo Pazzini, e Leonardo Orsi trabalharam durante todo esse ano no desenvolvimento do protótipo apresentado na conclusão do curso. Leonardo Orsi é um dos estudantes de Igaratá e observa que as crianças de hoje não têm esse tipo de estímulo para o raciocínio e explica: “Nosso projeto é ajudar e estimular elas a pensar através de brincadeiras divertidas. E o robô faz exatamente isso, a interação com a criança é incrível, cada vez haverá um desafio diferente para ela superar, além de ser totalmente seguro", finaliza.

Leonardo diz que é possível que o grupo se interesse em fazer algumas unidades para venda, mas por enquanto é só uma ideia.