Giro de palestras encerram Outubro Rosa

Palestras e roda de conversas marcam Campanha de Combate ao Câncer de Mama

Saúde Em 01/11/2018 21:39:29

Foram dois eventos, na segunda-feira (29) em Santa Isabel e na terça (30) em Arujá. As organizadoras Camila Britto e Érica Alcântara, com o apoio do Jornal Ouvidor, reuniram grandes parceiros na promoção da consciência de que a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher merecem um lugar de destaque. No total, cerca de 160 pessoas participaram das atividades e todas puderam interagir e tirar dúvidas com profissionais de diversas áreas. “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”, citou Camila em suas redes.

Na segunda-feira, na Emef Oscar Ferreira de Godoy, a Secretária Municipal de Educação de Santa Isabel Lilliene Paiva e a educadora Rosa Rocha abraçaram com sua equipe pedagógica a proposta e deram todo o suporte necessário para que o encontro marcasse a importância da prevenção ao câncer de mama e o empoderamento feminino. Alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos), integrantes do grupo de Corredores de Santa Isabel, a secretária de Saúde Estela Santana e equipe, a assistente social Elaine Vieira e demais interessados puderam desfrutar desta roda de conversa. 

Após a apresentação das organizadoras, houve emoção, lágrimas e risos com os depoimentos de Rosa e de Ana Paula M. Tanaka, mulheres que superaram o câncer e até as previsões médicas. “Disseram que eu jamais voltaria a engravidar, meses depois estava esperando meu terceiro filho”, disse Ana. 

A família faz a diferença, por exemplo, durante o tratamento o esposo de Rosa secretamente recolhia os fios de cabelos no travesseiro, para que ela não os visse cair e seus filhos lhe davam força. “Lutei muitas vezes por eles, para ser um modelo de que persistir é o que uma mãe faz pelos filhos”.

Em Arujá, cerca de 90 pessoas participaram do 2º Simpósio Sanidade é Liberdade – Outubro Rosa. O evento aconteceu na Câmara Municipal, a pedido do Ouvidor, e reuniu diversos parceiros, que confiaram na proposta voluntária de levar informação a quem quiser informação. Palestraram além das organizadoras, a nutricionista Luana Oliveira falando sobre a “Alimentação consciente”; a psicóloga e capitã da Polícia Militar Maria Aparecida Silva de Oliveira discorrendo sobre “A mulher e seus papéis” e o hipnoterapeuta Alex Cruanes falando sobre “A hipnoterapia para mulheres”. 

A vice-presidente da OAB de Arujá, Dra. Silvia Satie, também falou da importância das campanhas de prevenção que alertam sobre os cuidados com a saúde, e a Ordem dos Advogados de Arujá apoia as causas nobres que promovem saúde e bem-estar.

Kaka Macedo também emocionou ao contar um pouco de sua história de superação do câncer, a importância da família e das conexões afetivas na recuperação. “A gente descobre que é linda, que poder ser vaidosa careca e corajosa quando parece que falta forças”, disse.

A mãe de Camila preparou docinhos especiais e o pai trouxe flores, a Casa de Bolos ofereceu um café da manhã saboroso, enriquecido pela ajuda dos demais colaboradores. 

Em todos os eventos a exposição de Obras de Arte contou com o talento das irmãs gêmeas de Santa Isabel: Natália e Nicole Crispim, 16 anos. Foram distribuídos brindes no final de cada evento.

Colaboraram com o Simpósio de Arujá: Jornal Ouvidor; MV Valério Barbosa; Clínica Quinelato estética e emagrecimento; Casa de Bolos de Arujá; Hipnose Clinic; Jornal Diário de Arujá; SPA Fazenda Igaratá; Rotary Club Santa Isabel Centenário, Secretaria Municipal de Educação e a OAB - 231ª Subseção de Arujá.

Em Santa Isabel o evento contou com o apoio da Secretaria de Educação; Mercadão Santa Isabel; SPA Fazenda Igaratá, Duda DeLatorre Cabeleireiros e CSI – Corredores de Santa Isabel.