GCM e Educação formam mais de 400 alunos no programa Guard em 2018

Última formatura do semestre foi realizada nesta sexta-feira (08/06), na Escola Municipal Ângela Martins de Oliveira, no Jardim Dora

Educação Em 11/06/2018 17:45:10

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Suzano

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Educação de Suzano realizaram na manhã desta sexta-feira (08/06) mais uma solenidade de formatura do projeto Sementinha, do Grupo Unido na Ação de Repressão às Drogas (Guard), a última do semestre. Desta vez, 29 alunos da Escola Municipal (EM) Ângela Martins de Oliveira, no Jardim Dora, distrito de Palmeiras, receberam certificados do programa. 

Só neste ano, a iniciativa garantiu a formatura de 405 crianças do 5º ano do ensino fundamental de quatro unidades: EM Professora Ignez de Castro Almeida Mayer (194), do bairro Cidade Boa Vista; EM Sérgio Simão (140), do Jardim Europa; e EM Professor Antônio Maschietto (42), do Jardim Santa Inês; além da escola do Jardim Dora.

Durante mais de dois meses, em um ciclo de dez encontros semanais, as crianças participantes receberam orientações sobre a construção da autoestima, a confiança e os perigos do uso de entorpecentes. Todas as atividades foram coordenadas pelo subcomandante Rafael Reis e pelo agente André Alves.

Estiveram presentes nesta sexta-feira o prefeito Rodrigo Ashiuchi; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Larissa Ashiuchi; o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini; o assessor especial da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos; o comandante da GCM, Sérgio de Assis Andrade; os vereadores Antonio Rafael Morgado e Gerice Lione; educadores; funcionários; e familiares dos alunos.

O objetivo é que as crianças levem para casa uma mensagem que seja disseminada na comunidade onde vivem: a importância do combate às drogas e da cultura da paz. “Assim, é possível mudar a realidade do bairro, da cidade, do País, para que tenhamos uma sociedade mais tranquila. Sem dúvida, esses alunos estão conscientes e preparados para dizerem não às drogas”, disse o secretário municipal de Educação.

Para o prefeito, o Guard é um projeto transformador. “As drogas são um problema em todo lugar. Atingem famílias e destroem lares. Por isso a conscientização das crianças é o melhor caminho. Lado a lado com os pais e os professores. É um trabalho de várias mãos que dá resultado. Cria uma responsabilidade nessas crianças, de serem bons cidadãos e de transmitirem o que aprenderam”, destacou Ashiuchi.

A primeira-dama também disse acreditar na capacidade do programa de mudar a vida das crianças para que se tornem cidadãos conscientes. “Tenho um profundo respeito e uma grande admiração pela atuação dos instrutores do Guard, que passam informações muito importantes. Essa iniciativa transforma vidas e estimula algo de que estamos precisando muito hoje em dia, que é a união das famílias. E o que vimos hoje é missão cumprida”, comentou Larissa.