Ganha Tempo de Igaratá já mostra a que veio

Implantado na antiga escola de madeira, o “Ganha Tempo” reúne diversos serviços necessários ao cidadão.

Cidades Em 02/08/2019 19:03:14

Com pouco menos de cinco meses de atividade o “Ganha Tempo” de Igaratá já facilitou a vida de muita gente. Agregando os serviços do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), do Banco do Povo, do “Poupa Tempo”, do Ministério do Trabalho, do Ministério da Defesa e no apoio à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já atendeu nesse curto período 2.563 pessoas.

Segundo o coordenador do serviço implantado em Igaratá no dia oito de abril desse ano, Silvio Jorge Alves, o campeão dos serviços procurados é o Detran onde é possível emitir o documento de transferência e licenciamento de veículos. Somente nesse atendimento já foram emitidos mais de 2000 documentos. Silvio acredita que em breve o serviço será estendido à emissão de carteira de identidade (RG) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ainda não implantados em razão do encaminhamento dentro do próprio Estado. Atualmente esses serviços estão sendo agendados para atendimento no Poupa Tempo de Jacareí através do “Ganha Tempo”.  Nesse tipo já foram feitos 150 agendamentos.

Outro serviço prestado pela unidade igarataense é o Banco do Povo que realizou a triagem de 90 propostas e está com 30 projetos em análise. O Banco do Povo apóia com recursos financeiros a iniciativa de empreendedores que necessitam de investimentos de pequeno valor.  Vinte três empreendedores já obtiveram recursos que podem chegar, no correr dos próximos anos em até 20 mil reais.

Na prestação de serviço ao Ministério do Trabalho e da Defesa, Silvio conta que o “Ganha tempo” já emitiu 95 carteiras do trabalho (CTPS) e promoveu 180 atendimentos na área de serviço militar, não apenas na inscrição de jovens mas também na obtenção de certificados de regularidade e de dispensa.

Operando em regime de plantões todas as quartas feiras, das 10 às 11 horas, o apoio ao atendimento da Ordem dos Advogados do Brasil implantado há menos de 30 dias já realizou 28 atendimentos. Ali o cidadão pode buscar orientação jurídica e, se for o caso já obter indicação de defensores públicos. Esse serviço orienta para conflitos trabalhistas, de família, casos cíveis e criminais e é inteiramente gratuito. É mantido pela 64ª subseção da OAB de Santa Isabel e Igaratá.

Ainda na linha do atendimento jurídico já está instalada a sala do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) que, em breve, atenderá todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 9,00 as 16,00 hrs. Essa unidade contribui para a redução de ações na Justiça. Com a participação de um conciliador, as partes em conflito podem buscar um acordo que, se houver uma conclusão positiva, se torna uma decisão judiciária evitando os longos processos.

Vinculado à Secretária de Desenvolvimento Econômico do município, o “Ganha Tempo” fica na rua Irineu Prianti Chaves, 130, no prédio da antiga escola Irmã Paula (Escola de madeira).