Futuros empresários podem participar da oficina “Começar Bem – Formalização”

As inscrições podem ser feitas no local do evento, na rua Adhemar de Barros, 60, no Centro, ou pelo telefone 4655 3883.

Economia & Negócios Em 14/03/2019 16:48:48

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae-SP de Guarulhos realizam a oficina gratuita “Começar Bem – Formalização” em 16 de abril, das 18 às 22 horas, no Espaço Empreendedor. A iniciativa é voltada principalmente aos futuros empreendedores.

As inscrições podem ser feitas no local do evento, na rua Adhemar de Barros, 60, no Centro, ou pelo telefone 4655 3883. O objetivo principal da oficina é apresentar as vantagens e benefícios da formalização, os riscos da informalidade e as obrigações legais de qualquer negócio.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, o Brasil possui grande índice de empresas que fecham ainda no primeiro ano, apesar de ser um dos países mais empreendedores, se adaptar à realidade de cada lugar e criar ferramentas organizacionais e comerciais.

“Isso ocorre porque na maioria das vezes o empreendedor não é gestor do seu negócio. Ele é grande conhecedor do processo produtivo, sabe muito bem o sistema operacional da fabricação ou da prestação do serviço, mas não sabe gerir, não possui o conhecimento de administração ou da área comercial e acaba deixando este promissor negócio acabar em pouco tempo”, afirma o diretor de Departamento André Falcone.

Levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 3 de outubro de 2018, mostra que o número de empresas que fecham é maior do que o de abertura.

“Estamos sempre buscando trazer capacitação e conhecimento ao empresário arujaense e a parceria com o Sebrae é uma ferramenta que possibilita o acesso de conteúdo e gestão empresarial”, afirma o prefeito José Luiz Monteiro.

“Aproveitaremos a oficina para apresentar as novas ferramentas municipais de licenciamento e regularização e a plataforma Web para a emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica que fazem parte da modernização do sistema tributário de Arujá”, diz o secretário de Desenvolvimento, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan.