Foco no Projeto Verão

Especialista afirma que no Verão o emagrecimento se destaca como um dos objetivos mais procurados em departamentos de exercício físico e nutrição no Brasil, porém, alerta para a importância do acompanhamento profissional.

Esportes Em 22/02/2021 16:19:42

O Personal Trainer Prof. Marco Aurélio Pinto, CEO da Training Saúde, alerta sobre a importância da orientação de um profissional de educação física e um nutricionista para maximizar a eliminação de gordura corporal e amenizar a perda de massa magra. - Muitos relacionam o emagrecimento com a perda de peso, mas na verdade, emagrecer é diminuir a gordura corporal e manter - ou até mesmo aumentar - a massa muscular. Essa relação nem sempre vem acompanhada da perda de peso, o que não agrada a muitas pessoas. Já a perda de peso é a diminuição do peso corporal, que pode incluir gordura, massa muscular e massa óssea”.

 

 

Segundo o Personal Trainer, as tarefas de perder peso ou emagrecer envolvem alguns fatores chamados de Pilares do Emagrecimento, que incluem o exercício físico, dietas de reeducação alimentar, atividade física regular e a mudança de hábitos, que considera o fator chave no processo de emagrecimento.

 

 “A maior parte dos brasileiros ainda se exercita pouco e sem regularidade, mas é possível realizar ao menos trinta minutos diários de atividades físicas nas tarefas do dia-a-dia, como caminhar com o cachorro, subir e descer escadas dispensando o uso do elevador e levar o lixo para fora de casa, por exemplo. Já para realizar exercícios intensos é importante que se tenha a prescrição e supervisão de um profissional”, afirma.

 

Para Marco Aurélio, nós temos hoje, um país que caminha para um quadro de aumento de peso e, por isso, os cuidados com a alimentação são imprescindíveis. Ele recomenda que toda e qualquer dieta deva ter o acompanhamento de um nutricionista que irá definir a melhor estratégia, já que em muitos casos, dietas tradicionais são mais eficientes a longo prazo que jejuns e dietas restritivas.

 

“Quem deseja iniciar uma mudança de hábitos não deve se basear de forma racional nos números da balança, mas sim, definir seus objetivos em emagrecer, tornando o desafio mais prazeroso e as metas mais fáceis de serem atingidas. Se você quer emagrecer e manter-se magro, busque orientação e pratique exercícios, realize atividades físicas e tenha um bom acompanhamento alimentar que promova uma mudança de hábitos”.