Foco na Saúde

UPA é referência. Acompanhamento em casa existe. Farmácia em novo endereço

Saúde Em 31/07/2020 20:08:36

Por Érica Alcântara

Esta semana o Jornal Ouvidor entrou em contato com algumas das famílias de Santa Isabel atingidas pelo Coronavírus. Todas elas informaram que recebem ligações e/ou visitas dos agentes de saúde vinculados ao Posto mais próximo de suas residências.

UPA SALVA VIDAS

A primeira pessoa que nós conversamos não é moradora de Santa Isabel. Contudo, após levar o pai ao médico em Itaquaquecetuba, percebeu que o idoso não apresentava melhoras mesmo tendo sido liberado para voltar para casa sem nenhum medicamento: “Se não fosse a UPA de Santa Isabel eu tinha perdido meu pai”, conta.

Dos 15 integrantes desta mesma família, só a filha mais nova foi testada depois que o pai foi diagnosticado com Coronavírus. “Na minha cidade não estão testando os pacientes”, disse, acrescentando: “Graças a equipe de saúde da UPA, ao Dr. Luis, meu pai não morreu em casa sem atendimento”, disse.

ATENÇÃO BÁSICA

A Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD) informa que aplica nas unidades de saúde sob sua gestão, os protocolos e diretrizes pactuados pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Departamento Regional de Saúde (DRS Alto Tietê).

Atualmente, é responsabilidade das equipes de Atenção Primária realizar o monitoramento dos casos notificados suspeitos ou confirmados de Covid-19, através da ligação telefônica e/ou visita domiciliar. “Eles vieram aqui, mas poderiam vir mais”, disse a filha de um dos pacientes.

Por meio do monitoramento a equipe deve atualizar a municipalidade sobre o avanço dos sintomas, sendo o paciente avaliado individualmente pelo enfermeiro ou médico da unidade de acordo com o quadro clínico que apresenta. “Todos em casa passamos no médico”, disse uma dona de casa, chefe de família.

Os Postos de Saúde devem oferecer o exame de RT PCR do 3º ao 7º dia de sintomas, e o teste rápido após o 8º dia do início dos sintomas, conforme protocolo vigente. “Mas lá em casa ninguém mais além da minha esposa testou e todos tivemos contato com ela”, disse outro cidadão.

Agradecemos a todos que gentilmente contaram suas histórias, algumas com vitória, outras marcadas pela perda de um ente querido. 

FARMÁCIA EM NOVO ENDEREÇO

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de Santa Isabel está em novo endereço. Antes localizada na Rua Prefeito José Basílio de Alvarenga - Bairro Brotas, agora passará a atuar em um novo endereço: Avenida Guilherme Alfieri - Parque São Benedito. 

O CAF não dispõe de atendimento direto ao público, é uma espécie de almoxarifado. Mas a secretaria de Saúde informa que a intenção é implantar também um ponto de dispensação de medicamentos aos pacientes.

Segundo informações, o imóvel anterior, embora de propriedade da Prefeitura, não cumpria as exigências da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. O valor da locação das ovas instalações e a metragem do novo endereço não foram informados pela Prefeitura de Santa Isabel.