Fitness na terceira idade: 5 exercícios que preservam a saúde dos idosos

Veja as principais atividades físicas para terceira idade

Saúde Em 16/10/2019 18:32:31

A melhor idade chega para todos e é importante manter-se ativo. Exercitar o corpo é uma prática que traz benefícios em todas as idades, mas muito mais quando se é idoso. Isso porque o corpo sente um equilíbrio maior.

Dependendo dos problemas de saúde ou do estilo de vida do idoso, uma atividade física pode ser a solução. Essa movimentação ajuda no alívio de dores musculares, fortalece as articulações e evita possíveis lesões.

Outro caso recorrente na melhor idade é a depressão ou tristeza ao levar os dias cotidianos. Ao praticar algum esporte, o corpo libera endorfina, também conhecido como hormônio do prazer e da alegria. O resultado disso é uma vida mais leve e saudável.

Contudo, algumas pessoas ainda se sentem perdidos em como começar ou quais exercícios praticar. Antes de começar, é indicado que se consulte um médico ou um profissional (professor de educação física, personal trainner e etc) para entender suas necessidades. Fazendo isso, o idoso poderá realizar uma avaliação física e conhecer melhor seus limites antes de embarcar no esporte.

Porém, mesmo assim é possível que ainda existam dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas atividades para ser fitness na terceira idade. Dá uma olhada: 

Ginástica e musculação

Embora pareça um tipo de atividade mais agressiva e cansativa, a ginástica é uma das principais ferramentas para fortalecimento dos músculos. Por ser um trabalho mais direcionado, é possível que durante a prática você escolha qual região precisa ser mais trabalhada.

Além disso, a musculação ajuda na circulação do sangue, fazendo com que se elimine uma série de doenças ou propensões para tal. É importante que, ao iniciar, você receba o acompanhamento de um profissional. Um professor irá auxiliar no trabalho correto dos membros e na criação de uma grade de aulas adequada para cada indivíduo. 

Hidroginástica

A natação é um dos exercícios mais praticados pela galera +60 e também um dos mais adorados. Sua principal função é alongar e fortalecer as articulações. A grande diferença da hidroginástica para a ginástica é a realização mais leve. Quando o idoso está na piscina, ele não sente tanta pressão ao realizar os exercícios - isso torna a aula mais leve e alegre.

Outro ponto fundamental sobre a natação é o alívio de dores, isenção do risco de perda óssea, diabetes e hipertensão. 

Andar de bicicleta

Pedalar é uma ótima alternativa para quem está buscando fortalecer os ossos mas gosta de sentir o ar livre durante a atividade. Ao andar de bicicleta, você trabalha diferentes músculos e órgãos do corpo. Perna, braço, tornozelo e pulmão são alguns deles. Isso porque todos são usados e forçados ao colocar em prática a pedalada.

Fora isso, os benefícios de andar de bicicleta incluem o alívio da pressão arterial, abaixo de dores que podem ser provocadas por artrite e muito mais.

Pilates

Para quem precisa estimular os ligamentos e articulações, a atividade perfeita é o pilates. Ele ajuda na circulação do sangue, trabalha flexibilidade, melhora a postura da coluna, ajuda na dor nas costas, aumenta a força e a coordenação dos movimentos do corpo.

Uma vantagem muito conhecida de realizar aulas de pilates é o alto índice do alívio de estresse. É claro que a atividade deve sempre ser acompanhada por um professor bem instruído, para que o idoso não ultrapasse seus limites na hora.  

Caminhada

Uma prática simples, rápida e muito fácil. A caminhada ajuda no fortalecimento muscular, trabalha as articulações e melhora o ritmo cardíaco. Essa atividade, quando realizada por um período de tempo de 30 a 60 minutos, já traz grande resultado.

Muito conhecida também por ajudar no alívio do estresse, as caminhadas proporcionam convívio social e é uma atividade para quem gosta de observar o dia. Só é necessário atentar-se a postura quando estiver caminhando e usar tênis indicados para isso.

A grande maioria desses exercícios pode ser encontrado em academias para idosos ou em espaços esportivos normais. Contudo, é necessário que você peça uma condução especial para terceira idade durante as atividades.