FGTS: Já está liberado o dinheiro das Contas Inativas

Contas inativas do FGTS começaram a ser pagas ontem e vão até 31 de julho deste ano. Cerca de 4,8 milhões de trabalhadores receberão o benefício

Economia & Negócios Cidades Em 10/03/2017 20:20:36

Reportagem: Bruno Martins

 

Desde ontem a Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Já podem receber os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Cerca de 4,8 milhões de pessoas receberão o benefício em todo o país a partir deste mês. Para explicar sobre a liberação por parte do governo Federal, das contas inativas e como sacar o benefício, o Jornal Ouvidor conversou nesta semana com o advogado Dr. Matheus Valério. 

A Caixa Econômica Federal liberará R$30 bilhões de contas inativas. Para receber é preciso ficar atento ao calendário de saque, que termina em 31 de julho deste ano. Podem sacar o benefício os trabalhadores demitidos ou que pediram demissão até 31 de dezembro de 2015. A Lei Federal Nº 8.036 de 1990 que rege o Fundo de Garantia determina que só pode sacar o FGTS, o trabalhador demitido que permanecer três anos sem registro na carteira profissionalizante. Essas regras continuam valendo. 

Dr. Matheus explica que não há limite para saque do FGTS e que pode haver casos de pessoas com mais de uma conta inativa: “Desde que essas contas tenham sido encerradas até 31 de dezembro de 2015, o trabalhador poderá sacá-las. É bom ressaltar que não será permitido o saque após o prazo estipulado no calendário, por isso é importante ficar atento”, alerta.

Os saques podem ser feitos em Casas Lotéricas e nas agências da Caixa. Como medida de segurança Dr. Matheus recomenda que as pessoas evitem sair do banco com dinheiro vivo: “Ou mantenha em sua conta na Caixa, ou transfira os valores para outro banco, assim você evita andar pela rua com dinheiro, pois infelizmente o índice de assaltos é grande”, diz. A partir de hoje até julho a Caixa abrirá suas agências no primeiro sábado de cada mês, exceto em abril, das 9h às 15h, para pagamento exclusivo das contas inativas. Na próxima segunda e terça-feira (13 e 14/03), as agências abrirão duas horas mais cedo.

Você pode saber mais sobre as regras de saque das contas inativas do FGTS conferindo a entrevista completa de Dr. Matheus Valério em nossas páginas oficiais no Facebook e Youtube e também acessando o site da Caixa Econômica Federal ou no atendimento exclusivo da Caixa pelo telefone 0800 726 2017.

Cronograma de saque:

 

Abertura do calendário

Trabalhadores Nascidos

10 de março

Janeiro e Fevereiro

10 de abril

Março, Abril e Maio

12 de maio

Junho, Julho e Agosto

16 de junho

Setembro, Outubro e Novembro

14 de julho

Dezembro