Festa de São Longuinho começa hoje em Guararema

Mais de 5 mil pessoas são esperadas para o evento religioso que conta procissões, missas, shows musicais, bingos e barracas típicas. A festa segue até o próximo domingo (10) e recebe visitantes de outros Estados.

Cultura Em 09/03/2013 11:56:34

Começa hoje (7), em Guararema, a Festa de São Longuinho. O evento acontece na Igreja de Nossa Senhora da Escada na Freguesia, em frente à Praça Salvador Lemes Cardoso. A abertura do evento religioso será realizada com uma missa celebrada às 19h30, seguida da cerimônia do levantamento do mastro, realizado pelos capitães-do-mastro, Fernando Franco Fernandes e Luiza Lemes. A festa segue até domingo (10) com missas, procissões, shows musicais, além de quermesse e bingo. A Prefeitura Municipal de Guararema, parceira da atração, oferece apoio disponibilizando a infraestrutura necessária. Ao todo são 15 tendas, um palco iluminado para shows musicais, duas ambulâncias para emergências, além de reforços na segurança e transporte público. 

Amanhã (8), a Missa temática “Mulher sua fé que a Salvou, Vai em Paz” acontece às 19h30.  No sábado (9), no mesmo horário, o padre Valdir faz outra celebração, seguida da quermesse, com barracas típicas, shows sertanejos e bingo. De acordo com a festeira, Lúcia Candido de Santana, mais de 5 mil pessoas  de diferentes locais do Brasil são esperadas nos quatro dias de evento. 

Barracas coordenadas pelas comunidades religiosas da Cidade devem vender quitutes como pastéis, salgados, lanches, churrasco, além de doces e outras delícias. No domingo, às 9h30 acontece uma procissão pelas ruas da comunidade. Depois disso, será servido galinhada. Shows, bingo e Moçambique também integram a programação. A Igreja Nossa Senhora da Escada é conhecida por abrigar a única imagem de São Longuinho do país em altar. O Santo é conhecido por encontrar objetos desaparecidos em troca de três pulinhos.