Exposição Beleza Americana chega a Guararema

A mostra é o resultado de uma pesquisa que visa discutir os padrões de beleza e comportamento na sociedade norte-americana, sob um olhar brasileiro

Turismo & Natureza Cultura Em 20/03/2018 10:10:13

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guararema

 

Entre os dias 20 de março e 28 de abril, a Estação Literária “Profª Maria de Lourdes Évora Camargo” recebe a exposição Beleza Americana, de Paula Clerman, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Paula Clerman escolheu como locação do ensaio fotográfico a praia, lugar no qual se delimitam espaços temporários de extensão da casa das pessoas, onde parte da intimidade e da cultura de cada um é revelada através da construção destes microespaços.

Paula Clerman é formada em administração de empresas pela FAAP. Trabalhou com moda a maior parte de sua carreira, e desde 2009 se dedica à fotografia como prática artística e reflexão. Com seu trabalho, visa captar a sutileza das situações inusitadas, contrastes ou incongruências da realidade. Em 2015 foi vencedora do 4th International Exhibition of Photography Photo Emotion, na Bósnia e Hezergovina. 

“O que me levou a esse trabalho foi a maneira como as mulheres vão à praia nos EUA, com um entendimento de beleza diferente do nosso, culturalmente falando. É importante lembrar que o conceito de beleza varia de cultura para cultura. Para os gregos a beleza estava associada ao tempo, uma idade madura era considerada ‘bela’. No Egito antigo, as mulheres ressaltavam o contorno dos olhos de preto para evidenciar o que acreditavam ser a ‘alma humana’. Acredito que a beleza tem a finalidade de ressaltar qualidades além da aparência. No palco da ‘Beleza Americana’ a mulher se apresenta bela, exagerada e ao mesmo tempo maternal. Os retratos mostram valores femininos de cuidado, autoestima e perpetuação da espécie, cada uma a sua maneira”, ressalta Paula Clerman.

 

Exposição BELEZA AMERICANA

MIS Itinerante

De 20/03 a 28/04

Local: Estação Literária Profª Maria de Lourdes Évora Camargo

Rua 19 de Setembro, nº 233 – Centro – Guararema/SP

Informações: (11) 4695-3871