Etec Getúlio Vargas, na Capital, apresenta esculturas de ex-professor da unidade

Exposição mostra trabalho de Ferdinand Frick, escultor e professor da Etec entre 1914 e 1938, quando ainda se chamava Escola Profissional Masculina

Cultura Em 25/10/2017 17:39:15

por Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

O Centro de Memória da Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, localizada no bairro do Ipiranga, na Capital, expõe até dezembro obras de Ferdinand Frick. Professor da unidade entre 1914 e 1938, quando ainda se chamava Escola Profissional Masculina – a Etec foi integrada ao Centro Paula Souza em 1982 –, Frick também era escultor e produziu diversas obras importantes, algumas ainda presentes na paisagem paulista.

As quatro obras apresentadas na Etec são moldes em gesso de esculturas feitas para o portal da Catedral da Sé, em São Paulo, e para o Monumento a Dom João Nery, primeiro bispo de Campinas. Também é possível conhecer um pouco da história de Frick e de sua produção artística.

Nascido na Suécia em 1878, Frick formou-se como técnico em Estocolmo e estudou artes plásticas na Academia Colarossi, em Paris, França. Chegou ao Brasil no início de 1913 e seu primeiro grande trabalho como escultor no País foi a maquete da Catedral da Sé, exposta em 1915.

Organizada pelas professoras Camila Hagio e Patricia Fildimaque, a exposição fica em cartaz até o fim do ano com visitação gratuita.

Serviço

Exposição Ferdinand Frick

Local: Etec Getúlio Vargas

Rua Moreira e Costa, 243, Ipiranga – Capital

Data: até dezembro de 2017

 

Horário: das 8 às 21 horas