Estudantes no legislativo

As câmaras de Arujá e Santa Isabel receberam nesta semana alunos da rede municipal de ensino, objetivo é incentivar a formação de futuros cidadãos

Educação Cidades Política Em 12/05/2017 17:19:09

 

As câmaras municipais de Arujá e de Santa Isabel ficaram cheias de sorrisos e cores nesta semana, quando estudantes circularam pelos corredores das Casas de Leis aprendendo como funciona o legislativo, o que são as comissões, os projetos de lei e demais propostas que seguem dos bastidores ao plenário, direto para aprovação, ou não, dos vereadores.

Em Arujá a última visita foi na quinta-feira, dia 11/05, com alunos do quinto ano do ensino fundamental E.M. Profa. Dalila Franco Garcia da Silva. O percurso é monitorado, além de conhecer as dependências da Casa, o funcionamento dos setores, elas recebem instruções de qual é o papel do vereador como é aprovada uma Lei. Ao final de cada visita, os estudantes recebem uma cartilha elaborada pela comunicação em 2014, que através de história em quadrinho ilustra o que vem a ser o papel do legislativo na sociedade.

Segundo a assessoria de imprensa, os vereadores participam do encontro e respondem as perguntas dos estudantes. “Trabalho de educação para o desenvolvimento do protagonismo social já em idade escolar”, diz.

Em Santa Isabel, a Câmara também recebeu as crianças da EMEF Jd. Eldorado na última quinta-feira. Cerca de 25 alunos do 4º ano acompanhados pela Professora Mônica Bellini e a diretora Daniela Cecilia da Silva Oliveira percorreram todas as dependências da sede do legislativo, curiosas e interessadas em compreender o trabalho dos vereadores.

O grupo foi recepcionado pelo Presidente da Câmara, Alencar Galbiatti (PSD), e vereadores Cleber Vinícius Kernchner (PR) e Benedito Gabriel da Silva (PRB), que responderam aos questionamentos dos alunos. Para a professora Mônica, a visita complementa o aprendizado em sala de aula e envolveu a colaboração dos pais para formular as perguntas realizadas.

 

Notícias Relacionadas