Estudantes garantem transporte universitário

Uma manifestação foi o bastante para que os estudantes conseguissem que o poder executivo isabelense prometesse manter o repasse de subsídio para o transporte universitário

Educação Cidades Política Em 09/09/2016 17:49:05

Reportagem: Érica Alcântara – alcantara@jornalouvidor.com.br

 

Na semana passada os estudantes de Santa Isabel foram às ruas exigir que o prefeito Padre Gabriel Bina mantenha o repasse dos subsídios para o financiamento do transporte universitário. Em resposta ao manifesto, o presidente da Câmara Evaldo Barbosa se mobilizou para repassar com antecedência os valores excedentes do legislativo. E o Prefeito se comprometeu publicamente a utilizar este recurso para atender aos universitários e mais, garantir o repasse do lar dos idosos Profa. Laura Frugoli e São Vicente de Paulo.

O anúncio oficial de que estava tudo resolvido foi feito na terça-feira, dia 06, no Paço Municipal, duas horas antes da segunda manifestação estudantil.  O Prefeito disse que cerca de 700 universitários são beneficiados pelo repasse de aproximadamente R$85.000,00 por mês. 

A resolução do problema não apagou a manifestação, os estudantes ainda percorreram as ruas da cidade até chegarem na sessão de câmara onde foram recebidos com uma manifestação particular de cada parlamentar que subiu na tribuna. Ademar Barbosa resumiu que a ação dos jovens provocou mudanças: “Foi bom vocês se mobilizarem porque isso fez a gente acordar”.

Os vereadores que acompanharam a coletiva de imprensa tiveram dificuldade em responder algumas perguntas como: qual é a comissão do legislativo responsável por auxiliar o executivo na fiscalização do repasse de verbas para a associação dos estudantes? Como no executivo a secretaria de educação é responsável por este repasse, os parlamentares concluíram que “deve ser a comissão de educação”. Um tanto quanto constrangidos, outra dúvida que os vereadores tiveram foi a de quais são os parlamentares que compõem esta comissão e por qual motivo não estavam presentes. Assista em nosso site o vídeo completo deste comunicado oficial.

Até o fechamento desta edição a Associação dos Estudantes Universitários e Técnicos de Santa Isabel não retornou nenhum dos questionamentos feitos pela reportagem.