Espetáculo “Dom Casmurro” é assistido por cerca de 500 alunos

Cultura Em 23/10/2013 02:13:29

Realizadas na Biblioteca Municipal de Arujá, as apresentações da peça “Dom Casmurro” devem atingir quase 500 alunos do ensino médio da rede pública. O espetáculo gratuito foi promovido dias 21 e 22 e terá mais uma edição em 25 de outubro. A iniciativa é resultado de uma parceira entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o grupo Votorantim.

         Só nos dois primeiros dias, mais de 320 estudantes acompanharam a apresentação da Cia Teatral Realce, que promove uma montagem fiel de um dos mais consagrados romances da literatura brasileira. A representação mostra a sutileza de todos os conflitos envolvendo a história de amor de Capitu e Bentinho, ocorrida no final do século XIX.

         Com adaptação e direção de Rick Von Dentz, o espetáculo proporciona uma análise profunda do ciúme e da traição, sugerindo opiniões adversas, característica das histórias machadianas. Os personagens apresentam com precisão a temática do livro, que gera polêmica em torno do caráter de uma das mais conhecidas personagens brasileiras: Capitu.

         A encenação também permite aos espectadores conhecer e apreciar a linguagem, trajes e mobília da época. Além disso, ao final do encontro os atores têm um bate-papo com o público, a fim de discutir as diferentes interpretações geradas pelo enredo. O que prevalece, afinal, é a dúvida em torno da possível traição cometida por Capitu.

A professora Salete Gomes, que acompanhou as turmas da escola Esli Garcia de Diniz, aprovou a iniciativa: “É um incentivo à leitura. Com certeza os alunos vão procurar a obra para buscar mais detalhes sobre a história”. Ela também elogiou a atuação da Cia Realce: “A peça foi imparcial, assim como é o livro, isso é ótimo”. 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Bernadete Lucena, também esteve na biblioteca e ficou satisfeita com a qualidade e a riqueza de detalhes do espetáculo. “É uma proposta muito interessante, que agrega conhecimento e cultura aos nossos alunos. Além disso, é uma referência a mais para aqueles que já estão na fase do vestibular”, avaliou.

 

Dom Casmurro em Arujá Peça Teatral

Em dois dias, mais de 320 alunos do ensino médio acompanharam a apresentação A Cia Realce faz uma montagem fiel de um dos mais consagrados romances da literatura do País Atores têm bate-papo com público para discutir as diferentes interpretações do enredo