ESF: Agentes comunitários promovem oficina de artesanato dia 29, no Barreto

A oficina de artesanato “Mãos Prendadas” será no próximo dia 29, às 13 horas

Empregos Cidades Em 20/07/2016 15:54:57

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Arujá

 

Os agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Parque Rodrigo Barreto promovem a oficina de artesanato “Mãos Prendadas” no próximo dia 29, às 13 horas, na Rua José Veloso da Silva (antiga Rua 86). Toda a comunidade pode participar.

O evento faz parte do projeto “Transformador em Saúde: Oficinas de saúde”, desenvolvido pelos agentes comunitários que trabalham no bairro e que foi lançado em maio com a exibição do filme Meu Nome é Rádio, no Ginásio Mario Covas. No dia 29, além de aprender técnicas de artesanato, os participantes da oficina concorrerão a brindes.

Ao todo, o projeto contempla mais quatro oficinas temáticas: Sol, Lá, Si (música); Lembrança (resgate de memórias) e Incríveis Estrategistas (jogos).

“O projeto nasceu do que a gente constatou nas visitas às famílias e a ideia é promover estas atividades uma vez ao mês, englobando temáticas variadas”, afirmou a agente comunitária Beatriz de Moraes.

Abrangência

Lançado em dezembro de 2014 pela Secretaria de Saúde, a Estratégia Saúde da Família conta com 16 equipes nas áreas de cobertura nos bairros Parque Rodrigo Barreto, Mirante, Jardim Emília e Jardim Real. No primeiro quadrimestre do ano, os agentes estiveram em mais de 52,8 mil residências.

Na prática, a ESF é o modelo adotado pelo Ministério da Saúde para reorganizar o atendimento básico, levando para dentro das casas dos cidadãos equipes compostas por médicos, agentes, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, o que aumenta a confiança e a proximidade das pessoas com os profissionais que, por sua vez, oferecem o atendimento mais adequado possível para cada membro de uma mesma família. Cada equipe é responsável por até quatro mil pessoas.