Enfrentamento do coronavírus avança: 321 municípios paulistas não registraram nenhum óbito nos últimos 14 dias

Desenvolvimento Regional informa que 422 municípios não registram nenhum óbito na última semana

Saúde Em 09/09/2020 18:23:11

por Assessoria de Imprensa Governo do Estado de São Paulo

Na 120ª coletiva de imprensa promovida pelo Governo do Estado sobre a pandemia de coronavírus, ocorrida hoje (9) no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria e os Secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Logística e Transportes, João Octaviano, e Fazenda, Henrique Meireles , além do coordenador e coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina e João Gabbardo, respectivamente, comentaram os mais recentes desdobramentos do combate à  disseminação do vírus e retomada da economia. 

O governador João Doria informou que a vacina Coronavac, em produção pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, não registrou até o momento nenhuma reação adversa na testagem da vacina entre os 9 mil voluntários, entre médicos e paramédicos. 

Testes realizados até aqui demonstram que a Coronavac é segura, com taxa de eficiência de 98% na imunização de idosos. Estudos da segunda fase de testagem demonstram que pessoas com mais de 60 anos receberam mais de uma dose da vacina e a resposta foi positiva. Na terceira fase foram testados 9 mil voluntários da área da saúde em 12 centros de pesquisa em seis estados brasileiros 

O secretário de Saúde Jean Gorinchteyn observou que SP avança para a quinta semana consecutiva de queda no número de óbitos pelo coronavírus. “Constatamos queda de 30% na taxa de óbitos de domingo até hoje, em  relação ao mesmo período da semana passada: foram 729 mortes, contra 508 óbitos entre 6 e 9 de setembro.” 

A redução prosseguiu nesta última semana, como nota o secretário Marco Vinholi. “50% das cidades de SP não registram óbitos causados pelo coronavírus na última semana e a média móvel de óbitos caiu para 151 ao dia, contra 250 anteriormente. É um número bastante promissor, que nos deixa satisfeitos com o avanço do Plano SP,” disse Vinholi. 

As internações hospitalares também caíram pela oitava semana seguida. Agora, SP registra 53% de ocupação de leitos de UTI, mostrando que a pandemia está recuando no estado. A economia paulista, do mesmo modo, começa a se recuperar, e volta ao mesmo nível de atividade de janeiro de 2020, antes do início da pandemia.