Empresas de transporte assinam Manifesto na 15ª Assembleia da UITP da América Latina

Empresas se comprometem com o meio ambiente

Trânsito Em 16/10/2017 17:00:08

 

EMTU, junto com a SPtrans, ViaQuatro, Metrô da Bahia e várias empresas de transporte do mundo todo, assinou na semana passada manifesto em prol da mobilidade sustentável. A assinatura ocorreu durante a 15ª Assembleia Regional Latino Americana da UITP, realizada em Buenos Aires entre os dias 4 e 6 de Outubro.

 

As empresas que assinaram o Manifesto comprometeram-se a:

 

·         Afirmarem o  compromisso de colaborar com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais para assegurar a implementação efetiva do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas;

 

·         Apoiarem plenamente a implementação progressiva da Agenda Urbana Nova, bem como todos os objetivos de desenvolvimento sustentáveis ​​das Nações Unidas; 

 

·         Empenharem-se  em demonstrar inovação e liderança por meio de: ações de planejamento de políticas e estratégias de mobilidade;  apoio para cidades na concepção de planos de mobilidade urbana sustentáveis;  desenvolvimento e uso de dados, inovações tecnológicas e digitalização no setor de transportes públicos, entre outras ações.

 

O núcleo de Parcerias + Inovação da EMTU participou do evento, apresentando a palestra "Inovação Metropolitana em Transportes - O público em movimento", na qual mostrou aos participantes os trabalhos com enfoques tecnológicos realizados no Brasil, como a 1ª Hackatona Metropolitana, além dos projetos em desenvolvimento no [E] LAB – Experimentos em Transporte e o sistema de Dados Abertos.

Inovação: Compromisso da EMTU

 

A EMTU está alinhada ao processo de  inovação mundial e acredita que por meio de ideias criativas poderá contribuir ainda mais para a melhoria do Transporte Público Metropolitano.

Seguindo esta premissa, promove hackatonas - com o apoio da União Internacional do Transporte Público (UITP) , Fundação Youth for Public Transport (Y4PT) e da startups - dedicadas ao Transporte Público Metropolitano e focadas em sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade intermodal.  A empresa foi a primeira a realizar uma hackatona de transporte metropolitano na América Latina.

 

O Núcleo de Parcerias + Inovação da EMTU, responsável pela construção e implantação de política corporativa de inovação, atua dentro do conceito de gestão horizontal e conta com a participação do Colegiado de Inovação,  formado por funcionários de diversas áreas da empresa. O dia a dia do  LAB – Experimentos em Transportes, laboratório criado exclusivamente para pesquisas, prototipagens e desenvolvimento dos projetos apresentados em hackatonas, também é gerenciado pela área de inovação.