Emprego e ascensão profissional motivam procura por Etecs e Fatecs

Entre os aprovados no Vestibulinho das Etecs, 58% responderam que a melhora do desempenho profissional ou a possibilidade de promoção no trabalho motivaram a escolha pelo curso.

Educação Em 03/05/2018 18:20:34

por Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

Ingressar no mercado de trabalho ou se aperfeiçoar na área em que atua são os principais motivos que levam jovens a procurar os cursos técnicos ou superiores tecnológicos oferecidos pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, de acordo com o Relatório Socioeconômico divulgado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos da instituição para o primeiro semestre de 2018.

Entre os aprovados no Vestibulinho das Etecs, 58% responderam que a melhora do desempenho profissional ou a possibilidade de promoção no trabalho motivaram a escolha pelo curso. No Vestibular das Fatecs, 25% dos futuros tecnólogos esperam conseguir melhores oportunidades de emprego depois de formados.

Grande parte deles escolheu uma unidade do Centro Paula Souza (CPS) como única opção para estudar: 77% dos aprovados nas Etecs e 58% nas Fatecs, respectivamente, não prestaram processo seletivo em outras instituições de ensino.

Proporção de gênero

Estudantes do sexo feminino são quase metade dos aprovados nas Etecs (48%) e 33% nas Fatecs. A presença feminina em alguns casos chama atenção. Nos cursos técnicos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, elas são maioria, especialmente no de Recursos Humanos, no qual são 80% da turma, em média.

Nos cursos superiores tecnológicos, o crescimento da presença das mulheres em Silvicultura salta aos olhos. Na Fatec Jaboticabal, são 63% dos aprovados e, na Fatec Piracicaba, 52%. No mesmo período de 2017, eram 57% e 32%, respectivamente.

Assim como ocorre nos anos anteriores, a maior parte dos aprovados é oriunda da rede pública de ensino: 76% dos aprovados nas Etecs e 79% nas Fatecs.

Segundo semestre de 2018

As inscrições do Vestibulinho das Etecs para quem pretende começar a estudar no meio do ano já estão abertas – o prazo vai até 25 de maio, às 15 horas. O exame será no dia 24 de junho. O processo seletivo oferece 47,3 mil vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo.

As Fatecs vão abrir inscrições no dia 8 de maio. O calendário do Vestibular já está disponível para consulta.