Educadores nota mil

A 10º Semana de Educação que terminou na sexta-feira (16/10), premiou os professores e gestores que contribuem significativamente para a melhoria do ensino isabelense

Educação Em 23/10/2015 16:59:50

Reportagem: Bruno Martins

 

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Paulo Freire.

 

Levar a comunidade para dentro da escola e assim fazer com que a família participe das atividades ao lado dos filhos, multiplicando conhecimento, disseminando boas práticas. A 10º Semana da Educação em Santa Isabel terminou depois de uma série de atividades desenvolvidas com professores, gestores e equipe de apoio da rede municipal de ensino, reunidos em palestras motivadoras e edificantes. Na conclusão o evento premiou a Geisiely dos Santos Mariano, coordenadora de ensino da EMEI Profº Paulo do Monte Serrat, na categoria Gestores em Ação pelo projeto “Comunidade em Ação – Família na Escola”.

Professora formada há sete anos e seis anos dedicados exclusivamente a educação de alunos da rede municipal de ensino de Santa Isabel.. 

Desenvolvido desde o início de 2015, o projeto tem como objetivo tornar mais atrativa a ida dos pais a escola de seus filhos e com isso fazer com que eles tenham mais compromisso no aprendizado de todos os alunos da unidade. Na primeira etapa os pais foram escolhidos para fazerem a contação de histórias a alunos. Geisiely ressalta que esta e outras etapas do processo foram bem aceitas pelos envolvidos: “Alguns pais inclusive se vestiram de personagens de desenhos das histórias que contaram para os alunos. Também fizemos trabalhos voltados a meio ambiente focando o plantio de hortaliças, os alunos e pais aprendiam na escola e multiplicavam a ideia com familiares e conhecidos”, explica.

Outro tema do projeto Família na Escola foi também a culinária. Cada pai preparou um bolo e com as receitas de cada um a direção da escola fará um livro que terá ilustração feita por todos os alunos. O objetivo é concluí-lo antes do final deste ano. A 4ª e última etapa do projeto está em andamento, e vai abordar o teatro e as culturas africanas. 

Geisiely foi uma entre outros cinco educadores que tiveram seus projetos reconhecidos pela importância que cada um teve na educação dos alunos isabelenses. Além dela o diretor de escola, Rafael José Lobo Ferreira foi premiado pelo projeto “Água e energia”. Sulamita Regina Xavier Lourenço, “Brincando de Contar Histórias”; Solange Aparecida Saulo do Nascimento, “Água fonte de vida”; Maria Solange Bezerra, “Energia eólica” e Paulo Roberto Rocha, “A importância do jogo de tabuleiro na vida das crianças”, foram os professores que tiveram projetos premiados, todos eles selecionados em Campinas pela Editora Positivo, que organizou o evento. 

A Semana da Educação contou ainda com a palestra do apresentador e jornalista, Fabrício Carpinejar. Quando ainda pequeno Fabrício foi diagnosticado por médicos com uma deficiência de aprendizado e que dificilmente conseguiria ler e escrever: “Se não fosse a teimosia da minha mãe eu não estaria aqui. Diagnóstico não é destino, o destino é o amor à vida”, disse.

As palestras e premiações ocorreram na EMEB Waldir José Cabral Saueia, bairro Jd. Novo Éden. Para Geisiely a importância do evento, faz com que os professores busquem a excelência no ensino: “Isso nos estimula a fazer o melhor sempre. Família e escola precisam caminhar juntas para multiplicar a sabedoria. Só assim transformaremos a sociedade”, finaliza.