Educação promove integração

Centro Educacional promove capacitação, para que educadores multipliquem a integração social dos portadores de autismo

Educação Em 12/04/2019 22:08:52

O Centro Educacional Vale do Paraíba – CEVAP promoveu gratuitamente no último sábado, dia 06/04, uma palestra abordando a questão do transtorno do espectro autista. O professor universitário e palestrante, Mestre em Educação, Carlos Eduardo Martins desmistificou dúvidas que obscurecem o entendimento do que vem a ser o autismo, como identificá-lo e quais as formas de abordar o tema com os pais e/ou responsáveis.

“Tivemos a oportunidade de interagir com o palestrante, contar um pouco da nossa experiência em sala de aula e ainda tirar dúvidas. Recebemos no final do evento um CD e um almanaque da AMA- Associação dos Amigos do Autista, foi maravilhoso”, conta a educadora Rosa Rocha.

Para o gestor da CEVAP, Rogério Mota, promover encontros de capacitação gratuita é também um compromisso de mobilização social e ética que esta unidade de ensino adotou em Santa Isabel. 

“Comemoramos pouco mais de um ano, desde a nossa inauguração. Hoje oferecemos cursos de graduação e pós para todos aqueles que procuram ampliar suas chances no mercado de trabalho. Estas palestras permitem uma conexão com profissionais que já passaram por formação qualificada e encontraram no conhecimento novas oportunidades na vida”, diz o Gestor.

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Autismo, a ideia da equipe pedagógica do CEVAP era oferecer um debate entre profissionais que buscam a melhoria na aprendizagem e no convívio escolar.

Carlos Eduardo explicou os vários níveis de autismo e pontuou como o TEA compromete a socialização, a comunicação e a imaginação. “Adorei a palestra. Nós, como educadores e seres humanos, temos que proporcionar aos portadores as condições de uma vida digna e de acolhimento”, diz Rosa, notoriamente animada.

A Secretária de Educação de Santa Isabel Aline Gema e a vereadora de Arujá, Ana Poli -idealizadora e organizadora do 1ª Semana de Conscientização do Autismo – marcaram presença no evento.

O CEVAP de Santa Isabel está localizado na Rua do Rosário, 16. Centro de Santa Isabel, em frente à Praça da Bandeira. Para mais informações: Tel.: (11) 4695-1095 / (11) 97259-9411 ou (11) 98483-4577 ou pelo e-mail: contatol@cevap-sp.com.br