Educação: Audiência pública da Conae discute eixos e elege delegados para etapa intermunicipal

A Secretaria e o Conselho Municipal de Educação de Arujá realizaram a audiência pública da etapa municipal da Conferência Nacional (Conae), segunda-feira (09/04), na Câmara de vereadores

Educação Em 11/04/2018 18:21:56

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

A Secretaria e o Conselho Municipal de Educação de Arujá realizaram a audiência pública da etapa municipal da Conferência Nacional (Conae), segunda-feira (09/04), na Câmara de vereadores. O evento teve o objetivo de apresentar os eixos temáticos e eleger os delegados que representarão a cidade na etapa intermunicipal, nos dias 20, 21 e 22 deste mês, em Suzano.

“A Conferência é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Por meio da Conae, o Fórum Nacional da Educação (FNE) e o MEC (Ministério da Educação) buscam garantir a discussão e a preservação da qualidade social da educação pública”, afirmou a presidente do Conselho Municipal, Liane Maria Graeff Lopes.

O evento foi realizado com a presença de gestores e servidores da Secretaria Municipal de Educação, vereadores, representantes do Fórum Intermunicipal de Suzano, da Comissão de Educação da Casa de Leis, da Supervisão de Ensino Regional de Jacareí e das escolas estaduais, particulares e Técnicas.

Conforme explicou a secretária adjunta de Educação arujaense, Priscila Sidorco, a participação popular e de trabalhadores da área é fundamental. “A etapa municipal é um ato importante. Temos 1.300 profissionais na Secretaria e é necessário que participemos para que não se diga em algum momento que as políticas públicas são impostas de cima para baixo. Todos que estão presentes farão da nossa cidade um lugar melhor para os nossos filhos, por meio da Educação”, disse.

Andréia Cristina de Oliveira, representante do Fórum do Polo Intermunicipal de Suzano, foi a responsável por apresentar os eixos temáticos ao público presente. Além dela, Iara Santos Tereza e Marilu de Almeida representaram o evento de Suzano.

Os vereadores Rogério Gonçalves, Edimar do Rosário, Gabriel dos Santos, Cris do Barreto, Rafael Laranjeira e Ana Poli foram os membros do legislativo presentes na audiência de segunda-feira.

Eixos temáticos

São eixos temáticos da Conferência Nacional de Educação a ser realizada em novembro, em Brasília: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação (1); Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais (2); Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social (3); Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão (4); Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão (5); Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação (6); Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde (7) e Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social (8).

Delegados

Foram eleitos delegados de Arujá para a etapa em Suzano, no Complexo Mirambava: Rafael Noronha dos Santos Dias, Luiz Carlos Rosário, Gisele Della Monica, Giovanna Cristina de Oliveira e Rosemary Francisca dos Santos Mendonça (segmento educação básica) e Sarah Izabel Alves Maciel, Isabel Campos Moreno, Ana Cristina Poli, Nair Torres e Hamaitá Lima Soares (e do setor sociedade).