Dia Mundial do Planeta: Blitz alerta sobre soltura e balões

Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que denunciem. Soltar, fabricar ou armazenar balões são crimes que chegam a pena de três anos

Turismo & Natureza Cidades Em 22/04/2016 11:09:04

 Assessoria de Imprensa Prefeitura de Arujá

 

Os motoristas que trafegaram pela Avenida João Manoel nesta quarta-feira (20/04) foram surpreendidos por uma blitz educativa que alertou sobre o crime de fabricação, armazenamento e soltura de balões. A ação ocorreu em prol do Dia Mundial do Planeta, comemorado em 22 de abril, próxima sexta-feira.

Com faixas de sensibilização e a entrega de materiais informativos, a atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e com o apoio da Guarda Mirim.

A blitz ocorreu nos semáforos do Pró-Polo e serviu também para conscientizar os pedestres e usuários do transporte coletivo. Além de materiais informativos sobre os balões, folhetos com o calendário da coleta seletiva de resíduos domiciliares foram distribuídos.

“Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que denunciem. Soltar, fabricar ou armazenar balões são crimes que chegam a pena de três anos, multa de R$ 5 mil e que podem acarretar danos ambientais muito sérios, sem contar os riscos à vida”, afirmou o assistente técnico da Secretaria Meio Ambiente, Adão Vagner Ursino.

As ocorrências ambientais devem ser comunicadas à Policia Militar Ambiental ou ao Corpo de Bombeiros pelos telefones 190 e 193.

O presidente do Condema, Leonardo Godoy, e o subcomandante da Guarda, João Batista, acompanharam a iniciativa.