Dia D de vacinação antirrábica acontece neste domingo

Ao todo, serão disponibilizados 17 postos de atendimento por toda a cidade. O objetivo é imunizar cães e gatos contra o vírus que transmite a raiva.

Saúde Em 02/08/2013 06:30:35

Neste domingo (04/08), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o mutirão de vacinação antirrábica. Ao todo, serão disponibilizados 17 postos de atendimento por toda a cidade. O objetivo é imunizar cães e gatos contra o vírus que transmite a raiva.

Os postos fixos terão atendimento das 8 às 16 horas. Entre os locais que abrirão neste horário estão escolas e as unidades básicas de saúde do Centro, Parque Rodrigo Barreto, Mirante, Nova Arujá, Jardim Real e Jardim Emília. Já os postos volantes irão atender em horários variados (veja abaixo).

A veterinária Tássia Vitta Ribeiro salienta que a dose é de suma importância para a proteção tanto dos animais quanto dos seres humanos. Ela lembra, ainda, que o morador que não conseguir vacinar seu animal no dia 4 poderá se dirigir até o canil após esta data para que ele seja imunizado.

O canil de Arujá também é um posto fixo de vacinação, A unidade está localizada na avenida Londres, nº 350, bairro do Portão. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4651-3473.

Recomendações importantes

Segundo a veterinária, para a imunização, caso o animal seja grande ou de comportamento agressivo, o proprietário deverá transportá-lo com focinheira, coleira e corrente. Ela ressalta que somente os proprietários farão a contenção do animal.

Tássia destaca que essas são medidas simples e que devem ser lembradas pelos moradores: “Se essas recomendações não forem seguidas, os funcionários estão orientados a se recusarem a vacinar o animal, a fim de garantirem sua própria segurança”.

 

A Secretaria de Saúde esclarece que, por determinação do Ministério da Saúde, não irá fornecer a vacina para que o próprietário imunize seu animal em casa. O procedimento de aplicação deve ser realizado pelos agentes de Zoonoses e apenas nos locais indicados. Outras informações: 4651-3473.