Desfile de Carros de Bois Empolga Igaratá

Durante boa parte da tarde de sábado passado (28/5) as ruas centrais de Igaratá estiveram fechadas a carros, ônibus e caminhões

Cidades Turismo & Natureza Em 03/06/2016 19:27:24

 

 

Durante boa parte da tarde de sábado passado (28/5) as ruas centrais de Igaratá estiveram fechadas a carros, ônibus e caminhões. Perto de três mil pessoas, segundo os organizadores, cercaram 25 carros de bois e mais de uma centena de cavaleiros e amazonas que, desde as primeiras horas do dia, se reuniram na fazenda Rosa Helena para o VI Encontro de Carros de Bois.

Foi o sexto ano do evento organizado pela família de Jair de Oliveira e Matilde, com o apoio de diversos estabelecimentos comerciais e industriais da região. A fazenda Rosa Helena, cedida gratuitamente pelo proprietário, foi o local para onde se dirigiram todos os participantes acompanhados e amigos e familiares. Montados em bois, cavalos, mulas ou nos carros de bois mulheres, crianças (até mesmo crianças de colo), famílias inteiras sentiam o prazer de vivenciar um costume do início do século passado, num autêntico cenário rural.

Diversas homenagens foram prestadas aos amantes da vida rural especialmente para aqueles que participaram dos eventos anteriores e, desta vez, por motivos diversos estavam ausentes. Animados pelos locutores Lagartixa e Donizete os participantes se organizaram capitaneados pelos showmans do programa “Terra da Padroeira” da TV Aparecida, Kleber de Oliveira, Tonho Prado e Menino da Porteira.

Depois de percorrer cerca de três quilômetros o alegre cortejo chegou a Igaratá sob o tropel dos cavalos e gemidos dos carros de bois e gritos dos carreiros que com suas guias enfeitadas faziam com que os enormes bois andassem puxando os carros cheios de gente. Um trenzinho transportava as crianças em segurança enquanto muitos, entre eles toda a família de Jair de Oliveira caminhava carregando a imagem de Nossa Senhora da Aparecida em frente à fila de devotos.

Na Praça 30 de Dezembro um caminhão carregado de presentes distribuiu bolas e brinquedos para seis mil crianças, fechando com a alegria dos participantes o sábado ensolarado, cada vez mais integrado à tradição da cidade.

“É um prazer muito grande promover esse evento”, diz Jair garantindo que no próximo ano, com a ajuda dos patrocinadores que há seis anos o ajudam a realizar o evento, trará mais carros e mais cavaleiros de toda a região para Igaratá.