Descarte irregular de seringas em Santa Isabel

Terra Plana pede apoio da população. Seringas e agulhas transmitem doenças, o descarte irregular coloca a vida das pessoas em risco

Cidades Em 13/04/2018 20:56:34

Nos últimos meses, a empresa Terra Plana, responsável pela coleta de lixo em Santa Isabel, enfrenta um risco silencioso: a exposição dos trabalhadores ao descarte irregular de seringas e agulhas. Este material aumenta os riscos de contaminação e proliferação de diversas doenças. 

A equipe que atua na linha de frente da coleta é a mais afetada. As luvas atendem os padrões de segurança para coleta, mas não são impenetráveis, às vezes quando recolhem algum saco de lixo com este tipo de material, a sacola arrebenta e três ou quatro agulhas ficam dependuradas na borracha dos dedos da luva. “São trabalhadores que ficam vulneráveis aos objetos cortantes descartados de forma irregular junto do lixo doméstico”, alerta a técnica de Segurança do Trabalho, responsável pela equipe.

Para fazer o descarte correto, a população deve procurar o posto de saúde mais perto de sua casa. E para evitar acidentes durante o transporte, a dica é colocar seringas e agulhas dentro de uma garrafa pet, que impede o contato direto.

Os funcionários da Terra Plana pedem apoio da população para que despeje o lixo somente dentro da lixeira e denuncie os catadores de reciclagem que espalham a sujeira, pois espalhar o lixo é colocar o próprio bairro em risco atraindo animais perigosos e proliferadores de doenças.  Para mais informações, o WhatsApp da Terra Plana é (11) 994130-3928.