Desabamento nos Brotas

Em consequencia do volume das chuvas dessa semana, o terraço de uma residência, na rua Sete de Setembro, em Santa Isabel, foi parar no meio da rua. Sob os escombros uma moto e três galinhas. Depois do susto moradores descobrem uma sobrevivente: a jabuti “Chiquinha”

Cidades Construção & CIA Em 10/06/2016 19:26:43

Reportagem: Bruno Martins

 

Muitos moradores da Rua Sete de Setembro, Bairro Brotas em Santa Isabel, estavam dormindo na noite chuvosa de segunda-feira, 06/06 quando, por volta das 22h30, um barulho estrondoso acordou a todos. O terraço da casa de Nair Oliveira de Souza, 73, não aguentou o peso da água e desmoronou levando para o meio da rua destroços do muro e arrastando inclusive, o poste de iluminação pública. Este foi só um dos inúmeros problemas enfrentados por moradores da cidade em decorrência das chuvas nesta semana. 

Nair e o filho José Pelino, 47, dormiam quando o quintal da casa foi parar no meio da rua.  Nair abriu a janela do quarto para ver o que havia acontecido e rapidamente chamou o filho. Não deu tempo sequer de reação. Três galinhas da família que estavam no quintal foram soterradas. O neto de Nair, Rafael Aparecido Souza, 26, aguardava na manhã de terça-feira, 07, que a retroescavadeira da Prefeitura viesse retirar o restante dos destroços, para que ele conseguisse chegar até a sua moto engolida pelo entulho.

A família passou toda a manhã de terça-feira a espera de socorro tanto da Prefeitura quanto da Elektro, para que desligasse totalmente a energia elétrica, garantindo o mínimo de segurança aos moradores: “Ainda estamos com alguns fios energizados aqui, só depois que eles forem totalmente desligados a Prefeitura vai poder iniciar a limpeza”, dizia José. 

No terreno da família há três casas, todos residem no local há mais de 40 anos e foi a primeira vez que sofreram um incidente: “Eu não considero que minha família e eu moramos numa área de risco, o que aconteceu foi um acidente da natureza, mas graças a Deus não houve fatalidade”, disse José. Chiquinha, o jabuti que a família cria há mais de 50 anos, estava no terraço e saiu ilesa.  

A Defesa Civil atendeu nesta semana três ocorrências envolvendo abalo em estruturas de residências, após as chuvas, sendo uma na Vila Gumercindo, uma no Jd. Eldorado e a da casa de Nair. Em pontos como o da Av. vereador Sebastião Claudiano, houve queda de árvores. 

De acordo com os dados do Climatempo choveu em Santa Isabel cerca de 219 mm entre os dias 04 e 07/06. O Instituto não prevê chuvas para Santa Isabel, Arujá e Igaratá nos próximos dias, mas para este final de semana uma massa de ar frio atingirá toda a região, chegando a temperaturas mínimas de até 5° graus.