Deputado André do Prado parabeniza Guararema pelo título Verde Azul

A cidade recebeu pelo terceiro ano consecutivo o selo que reconhece as cidades pela inovação e eficiência na gestão ambiental

Turismo & Natureza Cidades Em 09/12/2016 10:58:20

Assessoria de Imprensa André do Prado

 

Em solenidade na Expo São Paulo, Guararema foi contemplada, pelo terceiro ano consecutivo, com o título Verde Azul e o troféu “Governador André Franco Montoro”, por ser a 1ª cidade da Bacia do rio Paraíba do Sul pelo trabalho que desenvolve na execução de políticas públicas ambientais em sua Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Ao lado do prefeito Adriano Leite, o deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, comemorou o reconhecimento do Governo do Estado ao município. 

Para o parlamentar, esta é a prova de que as ações e iniciativas implementadas pela cidade estão no caminho certo. “Com certeza é uma grande conquista e mostra que a atual gestão está no caminho certo. Em Guararema, temos uma preocupação especial com o meio ambiente, ensinando às crianças na rede pública a importância da preservação. É uma importante premiação, que estimula a cada vez mais continuar com um trabalho que visa a política de desenvolvimento sustentável”, argumentou. 

Dos 645 municípios, Guararema ficou na 47ª posição e manteve a certificação e o selo pelo terceiro ano consecutivo. O município detentor do selo Verde-Azul tem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Segundo o prefeito Adriano Leite, este título é fruto de um intenso trabalho e de um indicador fundamental que evidencia que a cidade tem cumprido, rigorosamente, com todos os requisitos na questão ambiental. “Receber pelo terceiro ano o selo Verde-Azul mostra que as ações e iniciativas que estamos desenvolvendo têm resultado em uma eficiente gestão ambiental, isso impacta diretamente na qualidade de vida dos guararemenses”, comentou.

O município detentor do selo Verde-Azul tem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

 

O selo

O Governo do Estado lançou o programa Verde Azul em 2007,  com o objetivo de estimular e apoiar os municípios a desenvolver uma gestão ambiental eficiente. Para isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente oferece uma capacitação técnica. No final do ano, é publicado o ranking ambiental dos municípios, onde são classificados e aqueles que atingirem a nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos estabelecidos. Já o troféu “Governador André Franco Montoro” é concedido aos municípios melhores colocados no Ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos.