De Igaratá para Miami

Reconhecimento do talento brasileiro no exterior

Cultura Em 06/12/2019 21:12:38

por Érica Alcântara

A convite da Galeria Victor Hugo de São José dos Campos, o artista Guataçara Monteiro, igarataense de coração, está em Miami, nos EUA, para uma vernissage no espaço “Arte e Design Gallery”. A abertura da exposição foi na terça-feira, dia 03/12, e contou com a participação de 20 artistas de diversas partes do mundo, entre eles Guataçara Monteiro, cuja obra está em destaque junto a porta de entrada da galeria.

“Tenho o coração batucando de alegria pela oportunidade, aqui tudo é muito organizado, lindo e repleto de pessoas incríveis. Precisamos de apoio para divulgar que Igaratá produz cultura com qualidade internacional. E, muitas vezes, ninguém fica sabendo”, diz Monteiro. 

A curadora da exposição em Miami, a cubana Anaibis Yero, sintetizou as obras do artista de Igaratá da seguinte forma: "Elas me passam a mensagem de algo contemporâneo, mas que não esqueceu a ancestralidade. E principalmente, a alegria e o colorido me falam de alguém que realmente sabe viver a vida, é apaixonante".

Quem ainda não conhece a arte de Guataçara, pode apreciar algumas que estão bem pertinho do público brasileiro, em Igaratá, adornam o portal de entrada da cidade. Em Jacareí, um painel enorme em azulejos conta a lenda da Cobra Grande de Jacareí, na Biblioteca Municipal.

“Estamos viajando e aprendendo muito sobre o mundo da arte. Sinto daqui a vibração e o carinho de meus familiares e amigos queridos que vibram por mim sempre”, descreveu Guataçara em suas redes sociais.

A mostra em Miami vai até dia 13 de janeiro.