Corrida da IG23K começa na madrugada de domingo

6.200 atletas são esperados em Igaratá para a maior corrida de montanhas do Brasil

Esportes Turismo & Natureza Em 22/03/2019 22:28:54

Igaratá poderá receber nesse fim de semana mais que o dobro de sua população. A conta é do secretário de Esportes, Benjamim de Lima que estima que para cada atleta inscrito nas provas de 23 e de 10 quilometros, duas outras pessoas estarão no apoio. – Isso nos faz pensar que, além da população, teremos mais 18 mil pessoas na cidade, pondera.

Para fazer frente a essa multidão que chegará à cidade, a Prefeitura pede que o comércio se prepare para receber o público e já estabeleceu locais para que haja espaço para estacionamento dos veículos de modo a não interferir no tráfego normal.

Para isso a partir das cinco horas da manhã de domingo o pessoal da organização estará orientando os participantes a estacionar seus veículos nos dois pátios da creche do Rosa Helena, no pátio da Fabaraço, no espaço ao lado do campo B e em alguns locais dentro da cidade.

A estrada do Rio do Peixe, do Morro Azul e do Bonsucesso estarão sinalizadas e com monitores auxiliando e avisando aos motoristas a presença de atletas percorrendo o roteiro previamente estabelecido para as duas provas. A primeira largada, do 23 K, será às 8hrs 15 no estádio municipal. Quinze minutos depois, do mesmo local, sairão os participantes da prova de 10 km.

No espaço do campo de futebol haverá toda a infra-estrutura de apoio aos atletas e suas equipes: água, praça de alimentação e banheiros, bem como uma barraca para socorros médicos. Em todo o percurso ambulâncias disponibilizadas pela Prefeitura acompanharão os corredores prestando socorro se for necessário.

O secretário Benjamim solicita que os moradores e sitiantes na região do percurso da prova evitem trafegar com seus veículos entre 8 e 10 hrs da manhã e, se o fizerem, que o façam com prudência para evitar acidentes. Toda essa região estará fechada para o tráfego de caminhões e coletivos no período. Para melhor desempenho e menor risco aos participantes a secretaria de Obras está revisando todo o trecho que será percorrido pelos atletas.

O prefeito Celso Palau reconhece que essa prova é, atualmente, a maior divulgadora de Igaratá, pois tem atraído atletas de todo o Brasil que se deslumbram com a paisagem e com a qualidade do ar que respiramos.  – A cada ano a participação cresce. No ano passado foram quatro mil participantes, esse ano mais de seis mil. Esse é um crescimento surpreendente que vai a cada ano valorizando mais a característica do nosso turismo! Conclui dando boas vindas aos participantes.

Hotéis e pousadas da cidade estão lotados e muitos participantes estão se hospedando em Jacareí e Nazaré Paulista, mas a maior parte deve chegar nas primeiras horas de domingo buscando, inclusive, estacionar seus veículos o mais próximo possível do Estádio Municipal onde está reunida toda a infraestrutura disposta pelos organizadores.