Comtur garante carnaval em Igaratá

A festa contará com shows, foodtrucks e blocos carnavalescos. Veja a programação

Cidades Em 07/02/2020 23:45:12

Em reunião extraordinária realizada na última segunda-feira o Conselho Municipal de Turismo de Igaratá assegurou a realização dos festejos de carnaval através de parcerias com empresas da região. Na próxima segunda-feira, às 19,30 hrs, uma nova reunião na Câmara Municipal deverá confirmar essa decisão.

O prefeito Celso Palau alerta que só autorizará a realização do evento quando tiver a certeza de que há recursos suficientes para cobrir todas as despesas exigidas, como os gradis e a segurança interna do ambiente. Na última quinta-feira em uma reunião com o comando da Polícia Militar, Palau ajustou que a PM fará o policiamento preventivo, mas que a responsabilidade dentro do recinto da festa, ficará a cargo dos organizadores.

A reunião d última segunda-feira aconteceu com a presença de 14 pessoas entre conselheiros e empresários definindo que o carnaval será entre os dias 21 e 25 de fevereiro, com shows à noite e matinê no domingo e na terça feira, entre a praça 30 de Dezembro e a avenida Benedito Rodrigues de Freitas, o mesmo espaço utilizado todos os anos. O palco, a iluminação e o som ficarão a cargo da empresa da Focus Produções, empresa representada pelo empresário Eduardo Bueno. Os shows serão organizados pelo empresário Denilson Barbosa (o Dj Mula) que indicará os músicos.

O COMTUR solicitou à Prefeitura a possibilidade de custear os banheiros químicos possibillidade que está sendo avaliada, mas o Prefeito assegurou que dará meios para o trabalho da Polícia Militar e a limpeza nos dias seguintes ao evento. A cargo dos empresários do comércio caberá o custeio dos gradis que vão isolar a área, a segurança interna e a remuneração dos músicos. Os empresários presentes estimam um custo de R$30.000,00 que deverá ser rateado entre os interessados na realização dos festejos.

Todos os comerciantes de Igaratá serão visitados pelo presidente do COMTUR, Thiago de Lima e convidados a participar do rateio, cada um segundo a sua avaliação do benefício a ser auferido com a festa. O COMTUR providenciará uma identificação para os estabelecimentos que apoiarem o carnaval de modo a motivar os foliões a privilegiarem esses locais. Oito food trucks serão instalados ao longo da avenida oferecendo produtos artesanais como cervejas, sorvetes, churros e outros produtos gourmets não oferecidos pelo comércio local. No ambiente da festa será proibido o uso de embalagens de vidro (garrafas e copos) e latas, e nada que possa ser utilizado como arma ou que cause ferimento.

Diversos blocos se comprometeram a animar a festa: Fiel de Santa Isabel e Igaratá; Me Breja e Vem Mexer. Na terça-feira, a festa será encerrada com a participação do bloco “Unidos da Mooca”, com marchinhas, mestre sala, porta-bandeira e ritmistas. – Acredito que vamos conseguir manter a tradição de um carnaval organizado, familiar e gostoso, bom para a cidade e para os visitantes, afirma o presidente do COMTUR, Thiago Silva.