COMDEMA discute ações do Programa Município VerdeAzul

Política Em 05/04/2013 12:43:15

Membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Arujá (COMDEMA) estiveram reunidos nesta quinta-feira (04/04), no paço municipal, para discutir e planejar ações para as dez diretivas para o programa estadual Município VerdeAzul.

No encontro, prestigiado pelo arquiteto José Henrique Thomás, pela secretária Ionara Fernandes e pela interlocutora Vanderlúcia Oliveira, foram apresentados os objetivos do programa, que pretende capacitar a Prefeitura para desenvolver uma agenda estratégica de planos ambientais.

Ionara salientou que as ações previstas pela iniciativa visam o desenvolvimento ambiental a curto, médio e longo prazo, visando maior qualidade de vida à população: “Nossa meta é buscar a melhoria contínua das ações”.

Conforme esclareceu a secretária, o programa tem por base dez diretivas, que permitem a integração da agenda municipal com a estadual. Cabe a cada município alcançar os “Indicadores de Desempenho – ID” de cada item proposto.

Diretivas

As dez diretivas do programa Município VerdeAzul são: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

             No quesito esgoto tratado, a meta é ampliar os índices de coleta, transporte, tratamento e disposição dos esgotos urbanos. Fortalecer a gestão dos resíduos sólidos domiciliares e da construção, além de conscientização com o pós-consumo, é o objetivo proposto para a segunda diretiva.

Já para biodiversidade, a intenção é criar estratégias para proteger ou recuperar recursos naturais. Incrementar a gestão do meio ambiente por meio da definição de prioridades e diagnosticar cada área é a meta para o item arborização urbana.  

Para a educação ambiental, a ideia é fortalecer o programa realizado em parceria com a Secretaria de Educação, trabalhando os eixos da formação, capacitação e mobilização.  O estímulo ao uso e manejo racional dos recursos naturais está previsto para as diretivas cidade sustentável e gestão das águas.

Já no item qualidade do ar, o objetivo é planejar e promover iniciativas que contribuam para a melhoria da condição do ar e diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Uma das ações propostas pela Pasta é a vistoria aos veículos automotores.

Por fim, para os quesitos estrutura e conselho ambiental, o Meio Ambiente de Arujá planeja estimular o fortalecimento do setor ambiental e também o funcionamento regular do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).