“Combate ao Mosquito” é tema de palestras em Escolas Municipais

As primeiras palestras foram ministradas pelos Agentes de Combate às Endemias, Silmara Helena; Hermínio Lopes e Wanderley Silva no período da manhã e tarde na EMEI Teiji Kita.

Educação Em 13/03/2019 17:02:52

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

Na última segunda-feira (11/03) a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Controle de Endemias, deu início a um ciclo de palestras que acontecerão em todas as unidades escolares da cidade no mês de março, com o tema “Combate ao Mosquito” e a iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os fatores de riscos e meios de prevenção.

As primeiras palestras foram ministradas pelos Agentes de Combate às Endemias, Silmara Helena; Hermínio Lopes e Wanderley Silva no período da manhã e tarde na EMEI Teiji Kita.

De forma divertida e descontraída, os alunos receberão orientações sobre as espécies de mosquitos que podem transmitir doenças; como ocorre a transmissão; sintomas; tratamentos e como detê-lo. Na oportunidade, foram apresentadas imagens de criadouros, larvas e ovos do mosquito. Cada aluno também recebeu um informativo com dicas de prevenção.  

O mosquito Aedes Aegypti é responsável por transmitir graves doenças como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Já o Haemagogus leocolaenus transmite a febre amarela silvestre.

Para prevenir criadouros é necessário manter o domicílio sempre limpo; evitar o acúmulo de água parada; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos ou riachos; utilizar repelente diariamente e fazer uso de inseticidas e larvicidas.

“Essas palestras serão extremamente importantes para a conscientização de nossas crianças que com certeza também alertarão os pais sobre as doenças causadas pela picada do mosquito e o que podemos fazer para combater e evitar possíveis complicações”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.