Coletiva para apresentar os trabalhos

Legislativo de Arujá quer criar comitê regional de compartilhamento de estudos e leis

Política Em 17/01/2020 22:38:03

O presidente da Câmara de Arujá, o vereador Gabriel dos Santos (PSD), promoveu uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 13/01, para apresentar propostas de trabalho de sua gestão à frente da Casa de Leis. “Para começar, defendo a volta das sessões ordinária para as 18h, para que o cidadão possa acompanhar fora do seu horário de expediente”, salientou. Atualmente, as sessões são realizadas todas as quartas-feiras, às 14h.

“Nossa intenção, minha e do grupo político que me elegeu, é aproximar o povo da Casa de Leis, facilitar o acesso, a transparência e o acompanhamento dos trabalhos legislativos pelos arujaenses”, defendeu Gabriel.

Diferente de seu antecessor, Gabriel apontou como um dos pilares de sua gestão a contenção de gastos, primeiramente em razão de 2020 ser um ano atípico, com restrições orçamentárias em razão das eleições municipais. “A responsabilidade com o dinheiro público será uma de minhas marcas como gestor”, salientou.

A revisão do Regimento Interno da Câmara é outra medida que pretende concretizar, segundo Gabriel, esta é uma medida necessária para adequar as normas com a realidade legislativa.

Assim como no Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê) os representantes do Poder Executivo se reúnem para definir estratégias que beneficiam a região, Gabriel que criar um conselho similar no Poder Legislativo. 

“O objetivo é criar um canal de compartilhamento de estudos, relatórios e projetos de lei, assim como de boas experiências legislativas”, disse o Presidente, acrescentando: “Diversos temas superam as divisas dos municípios e devem ser tratadas regionalmente, como as políticas de mobilidade intermunicipal, corredores metropolitanos, regulamentação de serviços de transporte por aplicativo, entre outras”, avaliou Gabriel.

Também presente à coletiva, o vereador Júlio Taikan Yokoyama (PSDB), o Júlio do Kaikan, reforçou a importância de uma atuação colaborativa entre os poderes Legislativo e Executivo para o bem comum dos munícipes.

O vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, por sua vez, disse que sua atuação neste ano será no sentido de fiscalizar, inclusive, a execução do convênio firmado com a Caixa Econômica para construção do hospital municipal. “Só iremos comemorar quando a obra for entregue”, disse.