Coleta sob nova administração

Empresa assume coleta de lixo em Santa Isabel e contrata 25 funcionários. Ex-coletores da Prefeitura foram transferidos de setor, a maioria foram para varrição

Cidades Em 04/04/2015 12:54:48

Reportagem: Bruno Martins

 

Nova Opção Serviços de Limpeza Urbana Ltda assumiu nesta semana a coleta de lixo em Santa Isabel. A empresa seguirá o cronograma de coleta nos bairros, mas estuda possíveis alterações. Com estimativa de gastos no setor de R$4,5 milhões por ano, Prefeito Pe. Gabriel Bina acredita que terceirizar é a melhor opção para o município. 
Antes da Empresa assumir a responsabilidade pela coleta de lixo, o Prefeito conta que o município gastava cerca de três milhões de reais por ano com este serviço, incluindo a manutenção e reforma de caminhões coletores, combustível e mão de obra. Com a contratação da Nova Opção, Pe. Gabriel prevê que o gasto anual chegue a R$4,5 milhões: “Colocando no papel todos os custos operacionais da coleta, a princípio parece que gastaremos mais, mas na verdade vamos economizar”, garantiu.
Nesta semana 12 ex-funcionários da coleta de lixo da Prefeitura, entre ajudantes e motoristas, foram transferidos para outros setores: “Os motoristas continuam em suas funções, porém foram para outras secretarias, já os coletores foram divididos entre obras e serviços de manutenção viária, aumentamos o número de varredores na cidade e ainda economizamos, pois agora não somos mais obrigados a fazer em caráter emergencial um concurso para suprir a falta de mão de obra nos setores que receberam estes trabalhadores”, explica Pe. Gabriel.
A Nova Opção contratou 25 funcionários, todos moradores de Santa Isabel. Em cada caminhão além do motorista há três ajudantes. Também foi contratado um maquinista que fica no transbordo para ajudar a encher as carretas que levam o lixo para o aterro em São Paulo.
Temporariamente os seis veículos da Empresa são guardados no pátio da secretaria de Serviços Municipais, mas ela informa que em breve irá alugar um espaço próprio: “Já analisamos um local onde será nosso estacionamento e montaremos uma pequena instalação. A nossa previsão é de gerar ainda mais emprego”, explica o engenheiro ambiental, Tiago Vidal Rita.
“Faremos possíveis alterações no cronograma da coleta, principalmente nas rodovias e no centro da cidade, pois nestes pontos a limpeza das lixeiras é feita todos os dias, pretendemos reduzir isso criando dias fixos”, salienta.
Qualquer reclamação sobre a falta de coleta de lixo em alguns pontos da cidade continua a ser feita para a ouvidoria da Prefeitura no (11) 4656-1000. De acordo com Tiago, o executivo ficará responsável de comunicar a empresa a respeito das reclamações.
O telefone da sede da Nova Opção para mais informações é (11) 4292-5146 ou 4292-5006.