Cidades vão ficar digitais

Arujá e Santa Isabel se preparam para desligar o sinal analógico de TV. Saiba como se preparar para essa mudança

Cidades Em 03/03/2017 20:11:24

Reportagem: Bruno Martins

 

Nada de chiadeira, chuvisco e imagens com fantasmas: a partir do próximo dia 29/03, os televisores receberão apenas imagem em alta definição, é o fim do sinal analógico e o início do sinal digital para 39 municípios do estado de São Paulo entre eles Arujá e Santa Isabel. 

Nesta semana o Jornal Ouvidor recebeu o diretor de comunicação da Prefeitura de Santa Isabel, Marcelo Arena que falou sobre a preparação da cidade para receber o sinal digital. De acordo com Arena, a prefeitura buscou desde 2013, junto ao Ministério das Comunicações, atender todas as exigências para legalizar os canais digitais no município. 

Band, Record, Gazeta e o SBT já operam em Santa Isabel com o novo sistema, somente a TV Diário promove a mudança no dia 29, quando todas elas serão totalmente digitais. E só receberão a transmissão destes canais, as casas que já possuírem os equipamentos adequados para o sinal digital. 

BOX

São televisores digitais os de LED, LCD ou Plasmas que possuam selo DTV. Esses equipamentos já têm o conversor digital embutido e o proprietário precisa apenas instalar uma antena UHF, que pode ser interna ou externa e fazer a busca de canais. Os televisores mais antigos sem o selo DTV, como aquelas de tubo, não possuem conversor digital, mas também podem transmitir o sinal digital, para isso é necessário que o proprietário compre um conversor junto com antena UHF em qualquer loja especializada.

Kits Digitais 

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal poderão ser beneficiadas com kits gratuitos para TV Digital, enviados pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Os kits que serão entregues para mais de 300 mil famílias no Alto Tietê, é composto por uma antena UHF, um conversor digital e o controle remoto. Segundo Arena, em Santa Isabel cerca de quatro mil famílias receberão os kits. 

Em Arujá serão distribuídos 8,4 mil kits às famílias cadastradas nos programas sociais. A prefeitura não informou como está o processo de liberação dos canais digitais na cidade.

Na próxima semana a TV Diário (afiliada da Rede Globo) estará na terça-feira, 07/03, na Praça do Coreto em Arujá e na quarta-feira, 08/03, na Praça da Bandeira em Santa Isabel orientando os moradores sobre o funcionamento do canal digital da emissora. 

Em Igaratá o sinal analógico será desligado no dia 27 de setembro. Para saber mais sobre como sintonizar a TV Digital na sua casa acesse o site www.sejadigital.com.br.