Chuva causa prejuízo na Promoção Social e UBS

A tempestade durou pouco mais de 20 minutos e foi intensa em diferentes pontos da cidade. No centro nenhuma rua ficou inundada, diferentemente de outros pontos onde até mesmo um caiaque foi utilizado para trafegar na rua.

Cidades Em 17/03/2015 11:36:19

A forte chuva que caiu na tarde de segunda-feira (17/03) provocou estragos na secretaria da Promoção Social, no Posto de Saúde do Brotas e na Creche Municipal Prefeito Osvaldo Rodrigues da Silva. Embora tenha tido o seu estacionamento inundado, a Câmara Municipal não teve prejuízo.

Na secretaria da Promoção Social a lama invadiu todo o prédio praticamente destruindo a cozinha e o estoque de alimentos reservados para doações, além de inutilizar documentos nas gavetas mais baixas dos arquivos. Segundo o novo secretário da pasta, José Eloi (Zico), é provável que uma obra, não concluída, de substituição da tubulação do córrego da Sete de Setembro tenha provocado a inundação.

No final dos anos 90 a prefeitura promoveu a canalização do córrego que corre paralelo à rua Sete de Setembro utilizando tubos de chapa. Nos anos seguintes uma intensa impermeabilização do solo foi feita com a construção de casas e pavimentação de ruas aumentando o volume das águas pluviais que escorrem para o fundo do pequeno vale formado entre as ruas Sete de Setembro e Manuel Rodrigues Barbosa.

Embora forte em toda a cidade (32.3 mm na estação de pluviométrica da ETA 1), a chuva de segunda-feira foi mais intensa na região do bairro de Santa Teresa e Vila Dom Pedro I. A forte enxurrada encontrou a abertura na tubulação feita pela Prefeitura exatamente ao lado do prédio da Promoção Social, inundando toda a região.  Algumas construções, inclusive o almoxarifado da UBS 1, foram feitas sobre a canalização do córrego. No almoxarifado a forte enxurrada abriu o chão, destruindo tudo e possivelmente condenando a construção.

Técnicos consultados pela reportagem de O Ouvidor disseram que o buraco aberto pela Prefeitura pode ter permitido a entrada de vegetação, entulho e lixo para dentro da tubulação agravando a situação. Antes de retificar a área atingida será necessária a inspeção de todo o trecho a partir da Promoção Social para avaliar os obstáculos que as águas podem ter levado para dentro da drenagem que, rio abaixo, recebe outros córregos e redes de esgoto.