Capacitação para profissionais da saúde trata sobre Sarampo

Uma capacitação sobre sarampo realizada na última sexta-feira (02/08) marcou à tarde dos profissionais da saúde que atuam na cidade.

Saúde Em 06/08/2019 18:47:07

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

Uma capacitação sobre sarampo realizada na última sexta-feira (02/08) marcou à tarde dos profissionais da saúde que atuam na cidade. O evento que aconteceu no Salão Nobre da Casa de Leis, contou com a participação de Médicos e Enfermeiros da Rede Municipal, Santa Casa e UPA.

Na ocasião, o Médico Generalista Lucas Santiago e o Coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica André Camargo, apresentaram os principais aspectos do sarampo e como deve ser feito o diagnóstico. A Prefeita Fábia Porto, também marcou presença na capacitação e destacou a importância dessas ações. 

“Iniciativas como essas fazem toda a diferença, e quem sempre sai ganhando é a população que recebe atendimentos de profissionais altamente qualificados para acolher, diagnosticar e tratar doenças e infecções tão sérias como o sarampo”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

O sarampo é uma doença infecto contagiosa transmitida por um vírus, os sintomas se caracterizam por alterações na pele, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar. Até o momento, Santa Isabel não registrou nenhum caso positivo.

Esse vírus pode ser transmitido pelo contato com secreções de pacientes contaminados, através de tosses, espirros ou gotículas de saliva que se espalham pelo ar. Geralmente, a doença atinge em maior intensidade o público infantil.

 

“A capacitação teve como principal objetivo o aprimoramento das técnicas de diagnóstico, visto que é fundamental ter conhecimento sobre as melhores formas de identificar possíveis casos a fim de garantir um tratamento eficaz ao paciente”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.