Campanha de Vacinação contra a Influenza

O município tem como meta vacinar cerca de 14.000 pessoas que compõe os grupos prioritários

Saúde Em 10/04/2019 16:50:49

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vírus da gripe), no período de 10 de abril a 31 de maio, em todas as Estratégias Saúde da Família – ESF’s, Unidades Básicas de Saúde – UBS’s e pontos estratégicos.

O município tem como meta vacinar cerca de 14.000 pessoas que compõe os grupos prioritários, sendo eles: idosos (acima de 60 anos); gestantes (em qualquer idade gestacional); puérpera (mulheres até 45 dias pós-parto); crianças (na faixa etária de 6 meses  a 4 anos e 11 meses e 29 dias); portadores de doenças crônicas; professores e trabalhadores de saúde da rede pública e privada.

Dividida em duas etapas a vacinação irá contemplar, a partir do dia 10 de abril, idosos, gestantes, puérperas e crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Já os professores, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde receberão a vacina a partir do dia 22 de abril.

Todas as Unidades de Saúde estarão de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. Além disso, postos volantes de vacinação em pontos estratégicos da cidade, estarão à disposição dos grupos de maior vulnerabilidade.

O Dia D de mobilização nacional acontecerá no dia 4 de maio (sábado), das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde e contará com um posto volante no centro da cidade (Praça Fernando Lopes).

“A vacina contra a gripe é segura e eficaz, podendo evitar sérias complicações. Trabalhamos com profissionais muito dedicados e altamente qualificados, portanto, faremos diversas ações durante a campanha a fim de imunizar todos os grupos de risco e promover maior qualidade de vida aos munícipes”, ressaltou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

O vírus da gripe pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas, sendo responsável por elevada morbimortalidade dos grupos de risco.

“Temos como principal objetivo atingir a nossa meta de imunização através de ações internas e externas das equipes de saúde. Pedimos a colaboração de todos os grupos prioritários que são mais vulneráveis a doença, para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima e vacine-se. O munícipe deve apresentar a carteirinha de vacinação ou RG”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.

Unidades que estarão com a vacina disponível:

- UBS I Prefeito Ilário Dassiê

- UBS II Avenida Brasil

- UBS III – Monte Negro

- ESF Jardim Novo Éden

- ESF Vila Nova

- ESF Vila Guilherme

- ESF Jardim Eldorado

- ESF Cachoeira

- ESF Ouro Fino

Postos volantes em pontos estratégicos:

- Lar de repouso para Idosos São Vicente de Paula;

- Lar de repouso para Idosos Laura Frugoli;

- EMEE Sérgio Alves Porto;

- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel (profissionais da Saúde);

- Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h (profissionais da Saúde)

- Abrigo Municipal.

Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou com a Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, através do telefone: 4656-4444.