CAMINHOS DA HISTÓRIA – TURISMO E CULTURA DE SANTA ISABEL

Criado por Mauro Morini, o Museu da Casa Rural retrata como era a vida antes da eletricidade.

Cultura Em 06/12/2017 18:22:04

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

Ontem, dia 05 de dezembro de 2017, Santa Isabel lamentou a perda de um dos maiores defensores do turismo no município: o empresário Mauro Morini. Em homenagem a esta pessoa ilustre a Prefeitura de Santa Isabel preparou um material para divulgar nos próximos sete dias as belezas da cidade que ele amou, zelou e defendeu.

MUSEU DA CASA RURAL

Criado por Mauro Morini, o Museu da Casa Rural retrata como era a vida antes da eletricidade. O local abriga itens utilizados no dia a dia que tinham como foco facilitar a vida das pessoas, instrumentos que hoje parecem rudimentares, mas já foi num passado não muito distante a mais alta tecnologia.

No Sítio Embauba, o Museu é dividido em nichos temáticos como: a Casa de Farinha, a Casa da Rapadura, a Casa do Caboclo (feita de pau a pique), a Casa da Costureira, a Sapataria, a Barbearia do tempo de Getúlio Vargas; tudo com cerca de 1.500 artefatos a mostra.

Cercado pela mata atlântica, Morini gostava de destacar que bem ali, perto dos alqueires de terra do seu avô, nos quase oito mil metros quadrados do Sítio Embaúba, a paisagem deslumbrante atesta que é nesta região que nasce a Serra da Mantiqueira.

O local era caminho dos tropeiros, que adentravam as terras onde hoje está o Museu, para levar o carvão produzido em Santa Isabel para Mogi das Cruzes. Esta atividade foi uma das que alavancou um dia a economia desta cidade e hoje deixa saudades onde Morini semeou e preservou o conhecimento.

“A gente que vive hoje deixa uma história para as pessoas também”, Mauro Morini (19-03-1932 a 05-12-2017)