Caminhoneiros aproveitam 1º dia de Campanha para realizar exames e receber massagem

Cidades Saúde Em 29/05/2014 02:30:34

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Rota das Bandeiras

 

Evento de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no bairro Betel, na divisa de Campinas com Paulínia, será encerrado nesta quinta-feira, 29, com a presença dos cantores Sula Miranda e Marcello Sampaio

O primeiro dia da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pela Concessionária Rota das Bandeiras no Posto Pavão, no bairro Betel, divisa de Campinas com Paulínia, teve a presença de aproximadamente 120 pessoas. Voltado para os caminhoneiros, o evento será encerrado nesta quinta-feira, dia 29, com a presença dos cantores Sula Miranda e Marcello Sampaio.

 

Nas tendas montadas no local, os profissionais das estradas receberam orientações sobre o tema, com informações sobre os riscos de se envolver com menores de idade e como fazer as denúncias – o modo mais fácil é pelo Disque 100. Eles também aproveitaram para realizar exames médicos – de hepatite C, medição de pressão e glicemia, e receberam massagens de profissionais especializados.

Ainda tímidos no início da Campanha, os caminhoneiros se soltaram após o gerente de filial Evandro Bezerra Araújo puxar a fila. “Uma maravilha este evento. Trabalho na estrada há 15 anos e nunca tive participado de algo assim. Aproveitei de tudo. Fiz os exames, ganhei uma massagem. Os companheiros estavam ali envergonhados, mas foi eu topar fazer que todos também vieram”, diz.

A Rota das Bandeiras é signatária do programa Na Mão Certa, criado pela Childhood, Organização Não Governamental (ONG) que busca a mobilização pela proteção da infância. Uma das preocupações da ONG é com a aproximação da Copa do Mundo. A instituição fez um estudo que mostra o aumento de casos de exploração sexual no locais que recebem grandes eventos esportivos. Na Copa de 2010, na África,  foram registrados 40 mil casos de exploração infantil (aumento de 63%) e 73 mil  abusos contra mulheres (aumento de 83%). Também houve crescimento na Copa da Alemanha, em 2006, e na Olimpíada de Atenas, na Grécia, em 2004.

No Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos registrou no ano passado 33 mil casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Os caminhoneiros convivem com esta realidade, já que há muitos casos nos locais em que eles transitam.

“A gente sabe que tem, vê. Por isso é importante a conscientização de todos. No Estado de São Paulo é um pouco mais raro, mas viajando pelo Brasil nos deparamos com menores”, relata o caminhoneiro Izequiel da Silva Amaral, de Barra do Bugres/MT.

Campanha será encerrada nesta quinta-feira

O evento volta a ser realizado nesta quinta-feira. Além dos exames e do serviço de massagem disponível, os caminhoneiros poderão curtir uma tarde musical. Marcello Sampaio, filho de Sampaio, da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, irá animar a campanha com sua viola, a partir das 16h.O show terá também distribuição de CDs. Às 18h, quem estará no local é Sula Miranda. Considerada a rainha dos caminhoneiros, ela foi escolhida como estrela da campanha para ajudar a conscientizar os profissionais sobre o delicado tema. 

Serviço:

 

O que: Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Quando: Hoje, dia 29, das 16h às 20h.

Onde: Posto Pavão - Av. Prof. Benedicto Montenegro, 950. Acesso pelo km 119 da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), pista Norte (sentido Mogi Guaçu)