Câmara Aprova Farmácia na UPA

Vereadores rejeitaram proposta que estabelecia farmácia 24 horas por dia na unidade

Saúde Em 15/03/2019 18:56:25

Câmara de Santa Isabel aprovou na noite de terça-feira passada (12/03), o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Bruna do Pati e Negavan que propuseram a implantação de uma farmácia nas dependências da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O debate entre os vereadores foi acalorado, especialmente diante da emenda proposta pelo vereador Ti que pretendia o funcionamento da Farmácia durante as 24 horas do dia, independentemente das farmácias já em funcionamento nas UBS. Todos os vereadores reconheceram a necessidade, mas destacaram o alto custo da iniciativa que exigiria a presença de profissionais especializados durante todo o tempo.

O projeto aprovado por unanimidade assegura aos munícipes o acesso gratuito e imediato ao medicamento também nos finais de semana e feriados prolongados, dias em que a Farmácia Municipal está fechada.

A relação de medicamentos a serem disponibilizadas será elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde e deverá incluir os seguintes tipos de medicamentos básicos: analgésicos, antiasmáticos, anti-inflamatórios, hipertensivos, diabéticos, antitérmicos, antibióticos, diuréticos e soro de reidratação oral.