Brasil: medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física

Três alunos do Colégio Etapa fazem parte da equipe que conquistou o melhor resultado do país em 13 anos

Cidades Educação Em 22/07/2016 14:32:51

 Divulgação

A equipe brasileira conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze na 47ª Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad – IPhO), realizada em Zurique de 11 a 17 de julho com participação de 90 países e 450 estudantes do Ensino Médio de todo o mundo. Esse foi o melhor resultado do país desde que participou pela primeira vez da competição no ano de 2000 em Leicester (Inglaterra). Três alunos do Colégio Etapa integraram a equipe: Thiago Ross-White Bergamaschi, 3ª série, conquistou a medalha de ouro; Henrique Corato Zanarella, 3ª série, medalha de prata e Diogo Correia Netto, 2ª série, ficou com a medalha de bronze. Ítalo Silva e Leonardo Lessa, também fizeram parte da equipe e completaram o quadro de medalhas, ambos com bronze.

A IPhO é a segunda mais antiga olimpíada científica internacional. Sua primeira edição foi em 1967, na Polônia – antecedeu-a apenas a Olimpíada Internacional de Matemática, que começou em 1959, na Romênia.

Em Zurique, as provas da IPhO, com cinco questões no total, foram aplicadas nos dias 12 (experimental, máximo de 20 pontos) e 14 de julho (teórica, máximo de 30 pontos).

Para participar da Olimpíada Internacional de Física os estudantes brasileiros passaram por treinamentos finais organizados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).