Avenida do povo: República do Lazer

Neste domingo, 18/06, a Avenida República, centro de Santa Isabel será fechada para o tráfego de carros e abertas para famílias prestigiarem atrações artísticas, culturais e esportivas

Esportes Cultura Cidades Em 16/06/2017 19:50:14

Reportagem: Bruno Martins

 

A Prefeitura reforça o convite ao artistas e esportistas da cidade e região para aproveitarem o espaço aberto da República, neste domingo, para exporem seus trabalhos e talentos. 

 

Neste domingo, 18/06, a Prefeitura de Santa Isabel fechará um trecho da Avenida República, no Centro, para que a população utilize o espaço público para manifestações artísticas e culturais. O projeto República do Lazer é uma ação inédita e histórica na cidade e visa tornar-se mais uma opção de lazer e diversão aos moradores e turistas. 

Nesta semana em reunião no gabinete da Prefeita Fábia Porto, as secretarias de Turismo, Esporte, Trânsito, Saúde, Educação e Cultura traçaram metas e planos para a realização da República do Lazer. As atrações foram apresentadas pelo secretário de Turismo e idealizador do projeto Tiago Pierre. A Avenida será fechada do trecho da Praça Fernando Lopes até a Praça da Bandeira. No decorrer do trajeto, famílias poderão andar de bicicleta, patins, jogar futebol e/ou vôlei e até passear de charrete pelas ruas do centro. 

No mapa ao lado você confere o trecho da Avenida e ruas transversais que ficarão fechadas para o tráfego de veículos. Devido a ação deste domingo, a feira de verduras e produtos orgânicos ocorrerá excepcionalmente na Rua Dr. Pedro de Toledo (em frente a galeria), no período da manhã, a tarde a Igreja Casa de Oração Encontro com Deus estará nesta mesma rua com atrações religiosas. 

Na Rua Dr. Fernando da Costa haverá escola mirim de trânsito e outras ações. Na Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, haverá apresentações de skatistas e atrações para as crianças, como cama elástica, por exemplo. Na Rua Monte Serrat a secretaria de Saúde montará um posto móvel de atendimento para ações educativas para crianças como uso e manipulação correta de alimentos, além de distribuição de jogos e brindes alusivos à prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. 

Manifestações artísticas ocorrerão nas Praças Fernando Lopes e Bandeira e também nas dependências da secretaria de Cultura. Também na Praça Fernando Lopes, em frente ao Paço Municipal, haverá apresentação dos alunos do Judô e da Orquestra de Metais, além de exposições de artesanato. 

O trânsito da República será desviado para as ruas Cônego Bicudo, Nove de Julho, João Pessoa e Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles. Em frente à Igreja do Rosário, na Praça da Bandeira também será fechado para atrações da secretaria de Esportes. Devido a isso o ponto de ônibus da igreja será provisoriamente alocado atrás do Rosário, Rua XV de Novembro, para onde será desviado o trânsito deste trajeto. 

De acordo com Tiago, a República do Lazer é uma ação que contou com o apoio de comerciantes e empresários locais: “Tanto que foi quase zero o custo de realização, a nossa divulgação foi arcada com o apoio que recebemos de empresários. Através de uma parceria com a empresa Projeto Sol de Arujá, por exemplo, teremos na Praça Fernando Lopes um stand de carregador de celulares com 15 pontos de tomada, alimentadas através de energia solar, assim todos poderão ter bateria suficiente para registrar todas as inúmeras atrações que traremos”, disse o Secretário.  

Tiago e a Prefeita Fábia Porto ressaltaram que o objetivo é tornar a República do Lazer uma atração fixa na cidade todos os domingos: “Mais do que isso em breve queremos levar essas atividades para os bairros distantes do centro da cidade, assim tornaremos a cultura e esporte cada vez mais itinerantes”, finaliza. 

O Jornal Ouvidor apoia esta ideia. Acompanhe domingo, no facebook do Ouvidor, a cobertura completa do evento. 

 

Notícias Relacionadas