Aumento da cintura tem relação com o surgimento do câncer de mama

Afirmação faz parte de uma pesquisa britânica. Estudo acompanhou 93 mil mulheres acima dos 50 anos durante três anos.

Saúde Em 15/10/2014 03:20:36

 Todo ano 60 mil novos casos de câncer de mama surgem no Brasil. Uma pesquisa britânica mostra que o aumento da cintura das mulheres tem relação direta com surgimento desse tipo de câncer.

A pesquisa acompanhou 93 mil mulheres acima dos 50 anos durante três anos. No final do período de acompanhamento, 1.090 mulheres tinham apresentado câncer. O estudo revelou que as mulheres que aumentaram o manequim em um número, por exemplo, de 42 para 44, em dez anos tiveram 33% mais chances de ter câncer de mama. Já as que passaram de 42 para 46, por exemplo, o risco subiu 77%.

O problema surge porque a gordura armazena um hormônio chamado estrogênio, que faz com que as células mamárias cresçam sem parar. O câncer é exatamente o crescimento desordenado dessas células.

Segundo o médico Luiz Henrique Gebrim, diretor do hospital Pérola Byington, referência em câncer de mama no Brasil para manter o peso equilibrado não tem segredo: exercício todo dia, pelo menos 30 minutos. A caminhada até o banco ou até a padaria já vale. "E procurar, evidentemente, ter uma dieta equilibrada. Não adianta cortar nenhum tipo de alimento. O bom senso é dieta equilibrada e quando ver que tem excesso, procurar queimar com exercício físico", alerta o especialista.

 

Fonte: G1/ Patrícia Taufer