Arujá_Cultura lançará oficinas folclóricas no próximo ano

Cidades Cultura Em 04/12/2013 02:28:10

Serão lançadas no início do próximo ano as primeiras oficinas folclóricas de boi-bumbá em Arujá. Por meio delas, serão oferecidas aulas de dança e dramatização a jovens com idade a partir de 14 anos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o grupo que divulga na cidade os bois Caprichoso e Garantido, de Parintins. 

A novidade foi anunciada pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Bernadete Lucena, durante o espetáculo “Uma Noite em Parintins”, realizado no Clube União. Segundo ela, as aulas serão ministradas voluntariamente pelos integrantes do grupo, Ariane Barbosa e Fernando Vieira, na Escola Livre de Música.

“Nossa intenção é perpetuar essa tradição, que é muito bonita, oferecendo a outros jovens a possibilidade de aprenderem mais sobre essa cultura”, disse a secretária. O vereador Wilson Ferreira, que também acompanhou a apresentação, parabenizou a iniciativa e lembrou que é autor de uma emenda que visa a promoção do boi-bumbá em Arujá. 

Apresentação

No evento, promovido por artistas amazonenses com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foram reproduzidas apresentações do festival folclórico dos bois de Parintins. Músicos, figurinistas e dançarinos participaram do show na cidade, que reproduz a cultura parintinense há 15 anos. 

A reprodução do festival de Parintins em Arujá teve início em 1999, quando a pedagoga Marize de Castro Manopelli propôs aos alunos que desenvolvessem um trabalho sobre o folclore brasileiro. A disputa entre os bois Caprichoso e Garantido despertou o interesse dos alunos que, a partir daí, passaram a reproduzir a manifestação folclórica na cidade.