Arujá terá aferição de veículos na próxima semana

Cidades Em 19/04/2013 11:59:51

Em parceria com a Petrobras, a Prefeitura de Arujá realiza nos dias 22, 23 e 24 de abril a aferição gratuita de veículos. A ação tem caráter educativo e busca informar aos condutores quais são as condições de seus carros, alertar sobre a emissão de poluentes e o consumo de combustível e divulgar a importância da preservação da qualidade do ar e do meio ambiente.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e Gás Natural (CONPET), a iniciativa faz parte do Programa de Ações Ambientais de Arujá e é alusiva ao Dia do Planeta (22 de abril).

“A ideia é conscientizar os motoristas sobre a utilização eficiente e econômica de combustível e informá-los sobre o estado de seu veículo. Ninguém será punido ou obrigado a participar”, explica a secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes. Segundo ela, os 100 primeiros veículos que passarem pela aferição receberão o Selo Verde do Meio Ambiente.

A aferição dos veículos dura menos de 10 minutos. Técnicos treinados pela Petrobras realizarão a medição do nível de opacidade da fumaça emitida pelo escapamento de carros, ônibus, caminhões e outros veículos, por meio de um equipamento denominado opacímetro.

No dia 22 a aferição acontecerá na Oficina Municipal (Estrada dos Fernandes, nº 1351); já no dia 23, a ação será realizada no Centro Industrial (Avenida Takara Belmont, nº 170, esquina com Avenida Osaka); por fim, no dia 24, a aferição será na Estrada Arujá-Itaquá (em frente ao posto Arujazinho/BR, altura do nº 965).

CONPET

O Brasil instituiu, em 1991, o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET), coordenado pelo Ministério das Minas e Energia e composto por representantes do governo e da iniciativa privada. 

O projeto vem auxiliando as empresas participantes a atenderem às resoluções dos órgãos ambientais sobre emissões veiculares e a cumprirem com sua responsabilidade social. Para mais informações acesse o Portal do Conpet: www.conpet.gov.br

 
 

Data

 

Local

 

Endereço

 
 

22 de abril

 

Oficina Municipal (ação destinada à frota da Prefeitura)

 

Estrada dos Fernandes,

nº 1351, Pedreira

 
 

23 de abril

 

Centro Industrial de Arujá

(ação destinada a todos que transitam pelo local)

 

Av. Takara Belmont, nº 170 (esquina com Av. Osaka,

em frente ao Itaú)

 
 

24 de abril

 

Posto Arujazinho/BR

(ação destinada a todos que transitam pelo local)

 

Estrada Arujá-Itaquá,

 nº 965, Limoeiro