Arujá sedia 6º Sarau de Saúde Mental do Alto Tietê

Arujá sediou nesta sexta-feira (25/10) o 6º Sarau de Saúde Metal do Alto Tietê

Saúde Em 25/10/2019 22:33:19
por AIPMA

 

       Arujá sediou nesta sexta-feira (25/10) o 6º Sarau de Saúde Metal do Alto Tietê. Pacientes, familiares e cuidadores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e Ambulatórios de Saúde Mental da cidade, de Ferraz de Vasconcelos, Guararema Mogi das Cruzes, Suzano e Poá lotaram o auditório do Parque dos Ipês. Durante todo o dia houve apresentações musicais, dança, exposição de artesanatos e pinturas, realizados por artistas convidados e pelos próprios pacientes.

        O evento, que acontece uma vez ao ano, é uma iniciativa do Fórum da Saúde Mental do Alto Tietê. O objetivo é viabilizar a troca de experiências entre os profissionais da região e o empoderamento dos pacientes, utilizando toda e qualquer manifestação artística como forma de cuidado.

       Para a secretária municipal de Saúde, Carmem Pellegrino, atividades como esta são oportunidades de reflexão sobre as questões pertinentes à saúde mental. “É sempre importante refletirmos sobre a eficácia das políticas públicas adotadas no cuidado da mente. Eventos como este promovem a socialização dos pacientes. O sarau foi um sucesso e todos os colaboradores envolvidos na produção estão de parabéns”, disse.

     Já a psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental de Ferraz de Vasconcelos e membro do Fórum, Maria da Silva, lembrou que é necessário reforçar o fortalecimento de práticas antimanicomiais e de resistência frente a retrocessos tão perigosos para a dignidade dos pacientes e dos trabalhadores.

      Anfitriã do evento, a psicóloga do Ambulatório de Arujá, Zenaide Alves, falou sobre a satisfação de fazer parte da organização de um sarau com este objetivo. “Toda esta troca de experiências e vivências, presente neste sarau, é enriquecedora tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, afirma.

         O Sarau contou ainda com a presença do diretor de Departamento da Secretaria de Cultura e Turismo, Bruno do Prado, da cantora Danny Vox e dos músicos Roberto Juva, Fábio Miguel e Rodrigo Sitta.